Sistema Esquelético
Sistema Muscular
Sistema Tegumentar
Integração dos Sistemas (Sustentação e Movimento)
Doenças e Curiosidades
100

Qual é o maior osso do corpo humano?

Femur 

100

Aproximadamente quantos músculos tem o corpo humano?

Cerca de 600 músculos

100

Quais são as três camadas principais da pele?

Epiderme, derme e hipoderme

100

Quais três sistemas trabalham juntos na sustentação e no movimento?

Sistema esquelético, muscular e tegumentar

100

Qual doença deixa os ossos mais fracos e frágeis, aumentando o risco de fraturas?

Osteoporose

200

Quantos ossos tem o esqueleto humano adulto, geralmente?

206 ossos 

200

Qual tipo de músculo tem contração involuntária e forma o coração?

Músculo estriado cardíaco

200

Qual substância protege a pele dos raios solares?

Melanina

200

Através de qual estrutura o músculo exerce força sobre o osso?

O tendão

200

Qual é o nome da inflamação das articulações, que pode causar dor, inchaço e dificuldade de movimento?

Artrite

300

Qual a diferença entre osso compacto e osso esponjoso?

O compacto é mais denso e resistente; o esponjoso possui trabéculas e espaços internos, sendo mais leve.

300

Quais são os três elementos necessários para a contração muscular?

Estímulo do sistema nervoso, as proteínas actina e miosina, e energia fornecida pelo ATP.

300

Cite três funções do sistema tegumentar.

 barreira física/imunológica, termorregulação, percepção sensorial, equilíbrio hídrico, síntese de vitamina D, excreção

300

Além do movimento, cite duas outras funções do sistema esquelético.

Produção de células sanguíneas (medula óssea) e armazenamento de minerais como cálcio e fósforo.

300

Qual é o tendão mais forte do corpo humano e onde ele se insere?

O Tendão de Aquiles, inserido no osso calcâneo.

400

Quais são as três principais células ósseas e o que cada uma faz?

Osteoblastos (formam tecido ósseo), osteoclastos (reabsorvem/removem tecido ósseo) e osteócitos (mantêm o tecido ósseo maduro).

400

Qual a diferença entre contração isométrica e isotônica?

A isométrica gera tensão sem alterar o comprimento do músculo nem mover a articulação; a isotônica altera o comprimento do músculo e gera movimento (concêntrica encurta, excêntrica alonga).

400

Qual a diferença entre glândulas sebáceas e sudoríparas?

As sebáceas secretam sebo para lubrificar os folículos pilosos; as sudoríparas secretam suor pelos poros da pele, atuando na termorregulação.

400

Como o sistema tegumentar participa indiretamente do movimento?

Protegendo músculos e ossos contra traumas, contribuindo para a termorregulação (suor) e fornecendo informações sensoriais (toque, pressão, posição do corpo) ao sistema nervoso.

400

Por que os bebês nascem com mais ossos do que os adultos?

Porque alguns ossos se fundem durante o crescimento (o adulto fica com 206, o bebê nasce com mais).

500

Como o esqueleto humano se divide e o que compõe cada parte?

Esqueleto axial (crânio, coluna vertebral, caixa torácica e osso hióide — sustentação e proteção) e esqueleto apendicular (membros superiores, inferiores e cinturas escapular/pélvica — movimento).

500

O que diz a "lei do tudo ou nada" e qual o papel da acetilcolina na contração muscular?

A fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai (se o estímulo for insuficiente, nada acontece). A acetilcolina é liberada pelo neurônio motor na placa motora e se liga aos receptores da fibra muscular, desencadeando o potencial de ação que provoca a contração.

500

Descreva a transformação das células da epiderme, da camada basal até a camada córnea.

Elas nascem na camada basal (mais profunda), sobem ficando mais achatadas, e ao chegar na camada córnea (mais superficial) já estão mortas, sem núcleo, e compostas majoritariamente por queratina.

500

Descreva a sequência de eventos que ocorre quando uma pessoa anda, envolvendo os sistemas nervoso, muscular, esquelético e tegumentar.

O sistema nervoso envia sinais aos músculos esqueléticos → os músculos se contraem e puxam os ossos pelos tendões → as articulações permitem a mudança de posição dos ossos → os ligamentos estabilizam as articulações → os receptores da pele fornecem informações sobre pressão, contato e posição do corpo.

500

Cite duas formas de esqueleto encontradas em outros animais, além do endoesqueleto humano.

Exoesqueleto e esqueleto hidrostático

M
e
n
u