Qual é o valor de sobra líquida acumulado até 06/2025?
98,11mi.
Qual foi o valor de sobra líquida do mês 06/2025?
20,69mi.
Qual foi o valor da nossa carteira de crédito em 06/2025?
3,11bi.
Qual foi o %de Over 90 de 06/2025?
3,4%
Qual foi o % de Over 30 de 06/2025?
5,5%
Explique o C de Crédito - Condições.
São os fatores externos e macroeconômicos, não controláveis pelo tomador do crédito.
Explique o C de Crédito - Colateral.
É o compromisso adicional à promessa de pagamento (garantia), atenuando eventuais problemas.
Explique o C de Crédito - Conglomerado.
É a análise do grupo econômico, que considera variáveis para obter uma visão sólida do conglomerado e dos riscos envolvidos.
Explique o C de Crédito - Caráter.
É a intenção do devedor em cumprir os compromissos assumidos. Um dos indicadores de caráter é a faixa de risco e os restritivos.
Explique o C de Crédito - Capacidade.
É a habilidade do tomador em gerir estratégica e operacionalmente seus negócios e sua vida financeira.
Explique o C de Crédito - Capital.
Refere-se a condição econômico-financeira e patrimonial do tomador de recursos.
Cite 3 riscos apontados no gerenciamento de gerenciamento de riscos de crédito e explique cada um deles.
Risco de Crédito, Mercado, Liquidez, Operacional, Socioambiental.
O que é um Ativo Problemático? Quanto mais operações neste padrão, é melhor ou pior?
É uma operação que possui fragilidades ao longo da sua concessão, mas não necessariamente está inadimplente. Pior.
O que é um Ativo Não Problemático? Quanto mais operações neste padrão, é melhor ou pior?
São operações que não estão em atraso e nem estão com histórico de fragilidade. Melhor.
O que é uma taxa pré-fixada e uma taxa pós fixada?
Na Pré-fixada, os juros já estão pré-determinados, são fixos. Na pós fixada a taxa é composta por 02 partes, uma pré-determinada e outra parte é variável.
Quem é o líder da Área e Concessão e quais são 3 atividades que essa área executa? Explique cada uma delas.
Líder Marcelo. Atividades: Análise de crédito – Gestão de Limites, Legado SACG e Plataforma PF; Gestão e cadastramento de Inelegíveis; Análise de Concentração de Recebíveis; Análise de substituição/exclusão de garantias; Gestão e manutenção dos lotes pré-aprovados; Gestão e manutenção de critérios de Crédito Automatizado. Suporte relacionado a análise de crédito e cadastramento de propostas; Precificação de crédito; Treinamentos em geral relacionados ao ciclo crédito.
Quem é o líder da Área e Recuperação e quais são 3 atividades que essa área executa? Explique cada uma delas.
Líder Marcelo. Auxiliar na construção da estratégia de cobrança; Auxiliar no atingimento dos índices; Auxiliar na atuação em casos de difícil resolução; Apoiar e ensinar os colaboradores das agências; Disponibilizar informações gerenciais da inad da agência; O contato é direto com os gestores das agências. Obs: não é atribuição deles cobrar associado, tampouco definir metas e cobrar colaboradores. Atuação no DOC5300/Baixa de cotas(liquidação dividas); Auxílio em dúvidas de PRC e demais dúvidas operacionais inerentes a renegociações; Contato direto para situações com PRIME.
Quem é o líder da Área e Retaguarda e quais são 3 atividades que essa área executa? Explique cada uma delas.
Líder Luiz. Formalização de contratos com garantia real; Formalização de contratos com garantia de aplicação e previdência privada; Formalização de Financiamento de Veículos; Formalização de Crédito Imobiliário; Formalização de Crédito BNDES, BRDE e Badesc; Análise e liberação de operações transitadas pela Ferramenta de Crédito (Parceiros); Confecção de Aditivos; Renovação Centralizada de Rotativo e Desconto de Recebíveis; Precificação mensal de Cheque Especial/Empresarial; Suporte relacionado a atividades operacionais e formalística de crédito.
Quais atividades a Célula de Cobrança realiza no dia-a-dia? Cite 3 e explique cada uma delas.
Atuação nos atrasos recentes (até 30 dias) para que não gerem inadimplência agravada; Gerar relacionamento e conversão para GN atuarem de forma positiva e mitigar os atrasos recorrentes administrando as contas, produtos e vencimentos; Cartão de crédito: utilizar o parcelamento da fatura e não RENEG. Prejuízo: oferta de liquidação e encerramento de conta; PRC: observando garantias, regras IFR9; Ajuizamento: após esgotadas tentativas de contato, enviado e-mail para GN e GO para abrir ajuizamento, com dados relacionados ao processo; PRC com encerramento de relacionamento e adição aos inelegíveis.
Quais atividades a Equipe de Recuperação - Célula Jurídica e de Riscos realiza no dia-a-dia? Cite 3 explique cada uma delas.
Demandas jurídicas gerais; Passivas (Bruna e Maiara); Ajuizamentos (Paola); Consolidações (Maiara); Notificações extrajudiciais/ofícios (Bruna); Formalização de Dações (Maiara). Risco Sócio Ambiental; Análise de propostas de Renegociação; IFRS9; Risco/provisão.
Quando vou analisar uma inadimplência com o intuito de renegociá-la, e o associado pede desconto de 30%, o que está amparado pela tabela de descontos vigente, devo formalizar a proposta o quanto antes, para não perder a oportunidade de recuperação da dívida. Esta prática é adequada ou não? Explique.
Não é adequada. Antes de prosseguir, faça a simulação na tabela de Simulação de Reestruturação buscando negociações que enquadrem a operação em Ativo Não Problemático = Não Reestruturação). Depois de esgotadas todas as possibilidades de negociação, prossiga.
Sou Gerente de Negócios e sou organizado com minhas rotinas de visitas e demais atividades. Anoto os principais tópicos na agenda do meu celular, assim quando associado me chama eu já respondo logo. Esta prática é adequada ou não? Explique.
Esta prática não é adequada. Além do risco eminente de quebra de sigilo bancário ao usar o celular pessoal para armazenar dados, também temos as ferramentas adequadas para registro das informações e que estão integradas com outras áreas, como por exemplo CRM, GRC e cadastro.
Associado possui um alto comprometimento, mas não será problema, pois ele é prefeito da cidade e está dando uma garantia que cobre 200% do valor tomado. Esta afirmação é adequada ou não? Explique.
Este entendimento não é adequado, pois, como Instituição Financeira, o objetivo é emprestar dinheiro e recebê-lo na data acordada em contrato, geralmente mensalmente. A garantia é algo colateral para suprir situações que possam vir a ocorrer, não previstos anteriormente.
Associado PJ veio buscar recurso, pois está expandindo sua empresa (ampliação da saa comercial) e aumentará seu faturamento. Comprometimento no cálculo de 10%. Há 60 dias oorreu uma liberação com essa mesma finalidade. Argumenta que, devido ao "tarifaço do Trump", seu custo aumentou e o valor não foi o suficiente. Sou uma GN atenta as notícias - realmente as taxas estão muito altas e vou encaminhar a demanda na linha de Investimento Empresarial, pois tenho todas as informações necessárias e é uma taxa mais barata e estarei o ajudando. Esta prática está adequada ou não? Explique.
Esta prática não está adequada, pois as informações não são sufcientes para tomada de decisão. Será importante entender se o mercado externo influencia diretamente ou não nas atividades dos associados, certificar-se de que o valor solicitado é realmente um desajuste do projeto inicial ou se não seria por falta de capital de giro e desorganização. Realizar o fluxo de caixa para entender quando as novas receitas acontecerão na prática e se o associado está em reforma - está conseguindo manter a produção atual. Verificar se o imóvel está no nome dele e no cadastro, segurado... etc.
Associado está reclamando que a nossa taxa precificada e 3,27% está muito alta e pede desconto. Sua faixa de risco é Alto 1, mas é pontualmente, pois atrasou o vencimento do cartão, pois esqueceu a fatura em casa. Associado idôneo, já é associado de longa data, já atrasou parcelas, mas sempre pagou. Associado com ISA ótimo ( 3) e possui todas suas movimentações conosco. Vou encaminhar uma solicitação de desconto na taxa de - 0,50% considerando o bom histórico do associado e de fato a selic chegou no patamar mais alto dos últimos anos. Esta prática está adequada ou não? Explique.
Esta prática não é adequada por diversos fatores. O comportamento do associado fere diversos Cs de crédito e a alta da selic reflete em todo mercado e não apenas da cooperativa, significa que o custo do dinheiro aumentou e não necessariamente o nosso spread. Associado com diversos pontos de atenção. Se por ventura decidir prosseguir com a solicitação, antes deve ser identificado qual é o custo desta operação (Ferramenta sas). Para desconto de taxas pode -se trabalhar com desconto através de reciprocidades como incremento de capital e isa, dentre outros.