Célula
As células são os blocos de construção básicos de todos os seres vivos. Elas fornecem estrutura para o corpo, absorvem nutrientes dos alimentos, convertem esses nutrientes em energia e realizam funções especializadas. As células também contêm o material hereditário do corpo e podem fazer cópias de si mesmas.
Rizoide
É um filamento curto e fino encontrado em fungos e em certas plantas e esponjas que ancora o corpo crescente (vegetativo) do organismo a um substrato e que é capaz de absorver nutrientes
Guelras
são órgãos perigosos que permitem que essas criaturas aquáticas extraiam oxigênio da água. Elas são compostas de inúmeras estruturas filamentosas conhecidas como filamentos branquiais. Cada filamento contém uma rede de pequenos vasos sanguíneos chamados capilares.
Hibernação
È um estado de atividade metabólica muito reduzida, no qual há uma queda na temperatura corporal que alguns animais adotam para se adaptar às condições climáticas adversas durante o inverno
Herbívoro
é um animal anatomicamente e fisiologicamente adaptado para comer material vegetal, por exemplo, folhagem, como o principal componente de sua dieta.
Membrana Plasmática
é de natureza semipermeável, sendo responsável por transportar e selecionar moléculas que entram e saem da célula. Ela possui como uma das funções, o isolamento do ambiente ao redor, tem cerca de 5 nanômetros (nm) de espessura, e delimita espaço celular interno.
Pecíolo
Pecíolo: O cabo que liga a folha ao caule, dando suporte e sustentação
Bexiga de ar
Um saco cheio de ar que regula a flutuabilidade do animal. O ar entra ou sai da bexiga por meio de um duto pneumático que se abre no esôfago ou estômago ou por meio de vasos sanguíneos capilares, de modo que a gravidade específica do peixe sempre corresponde à profundidade em que ele está nadando.
Peixe
Animais vertebrados, aquáticos, que possuem os membros transformados em nadadeiras sustentadas por raios ósseos, esqueleto ósseo ou cartilaginoso, coração dividido em duas cavidades e respiração branquial.
Onívoro
é um organismo que se alimenta de uma variedade de outros organismos, incluindo plantas, animais e fungos.
Homeostase
Um estado de equilíbrio entre todos os sistemas corporais necessários para que o corpo sobreviva e funcione corretamente. Na homeostase, os níveis corporais de ácido, pressão arterial, açúcar no sangue, eletrólitos, energia, hormônios, oxigênio, proteínas e temperatura são constantemente ajustados para responder a mudanças dentro e fora do corpo, para mantê-los em um nível normal.
Gimnosperma
plantas vasculares que produzem sementes não encerradas em um ovário, possuem estróbilos reprodutivos masculinos e femininos separados
Cartilagem
O tecido cartilaginoso (cartilagem) é um dos tecidos conjuntivos especiais, de consistência rígida. A matriz extracelular é flexível devido às suas propriedades elásticas, porém é sólida e firme. As características da matriz extracelular possibilitam que a cartilagem se adapte bem à sustentação de peso,
Migração
A migração animal é o movimento de distância relativamente longa de animais individuais, geralmente em uma base sazonal. É a forma mais comum de migração em ecologia. É encontrada em todos os principais grupos de animais, incluindo pássaros , mamíferos, peixes , répteis, anfíbios, insetos e crustáceos. [1] O gatilho para a migração pode ser o clima local, a disponibilidade local de alimentos, a estação do ano ou por razões de acasalamento. [2]
Carnívoro
Leucoplastos E Cromoplastos
Os leucoplastos servem para guardar substâncias como amido e proteínas.
Cromoplastos armazenam pigmentos coloridos
Célula Vegetal
Xilema e Flema
Linha lateral
É uma linha que se estende ao longo da lateral do corpo do peixe, contendo poros ou tubos conectados com um longo canal tubular, abrigando órgãos sensoriais (neuromastos). Eles são sensíveis às mudanças de pressão e temperatura e , também respondem às correntes de água.
Termorregulação,
Consiste em um conjunto de sistemas responsáveis pela regulação da temperatura corporal, cuja finalidade principal é a manutenção do equilíbrio entre produção e perda de energia térmica (BURTON, 1939). A espécie humana, assim como a dos demais mamíferos, possui um sistema de controle fisiológico capaz de regular sua temperatura interna dentro de uma faixa estreita de variação, em torno de 37 ºC, o que contribui para a manutenção das funções metabólicas de seu organismo
Ectotérmicos
Meiose e Mitose
Meiose é um estilo especializado de divisão celular conservado em eucariotos, particularmente projetado para a produção de gametas.
Mitose é o processo pelo qual uma célula replica seus cromossomos e então os segrega, produzindo dois núcleos idênticos em preparação para a divisão celular.
A mitose é geralmente seguida por divisão igual do conteúdo da célula em duas células-filhas que têm genomas idênticos.
Angiosperma
plantas vasculares que têm estruturas reprodutivas masculinas e femininas encerradas em uma flor, que têm sementes que surgem de óvulos contidos nos ovários e que produzem frutos secos ou carnudos após dupla fertilização : planta com flores
Anfíbios
São animais vertebrados que possuem pele fina, úmida e sem pelos ou escamas conhecidos por possuírem dois modos de vida, com uma fase aquática e outra terrestre. Seus representantes são os sapos, rãs, pererecas, salamandras, tritões e cobras-cegas ou cecílias, que fazem parte da classe Amphibia, dividida em três ordens: Anura, Caudata e Gymnophiona ou Apoda.
Endotérmicos
Os animais endotérmicos usam o calor gerado internamente para manter a temperatura corporal. A temperatura corporal deles tende a permanecer constante, independentemente do ambiente.
Microbiologia
A palavra Microbiologia deriva do grego: mikros (“pequeno”), bios (“vida”), e logos (“ciência”).
É a Ciência estuda os organismos microscópicos e suas atividades biológicas, isto é, verificam as diversas formas, estruturas, reprodução, aspectos bioquímico-fisiológicos, e seu relacionamento entre si e com o hospedeiro, podendo ser benéficos e prejudiciais. A Microbiologia trata os organismos microscópicos unicelulares, onde todos os processos vitais são realizados numa única célula.