RECURSOS HÍDRICOS
ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS
CLIMA - BRASIL
BÔNUS
BÔNUS
100

A Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia apresenta algumas características que a singularizam entre as regiões hidrográficas do país, como o fato de ela

a) atravessar uma área essencialmente de bioma Amazônico.
b) banhar as terras da região de menor pluviosidade do território brasileiro.
c) sofrer pouca influência da sazonalidade das chuvas de regime tropical.
d) abranger uma área de contato entre o Cerrado e Floresta Amazônica.
e) ser intensamente utilizada para o abastecimento de amplas regiões industriais.

d) abranger uma área de contato entre o Cerrado e Floresta Amazônica.

100

A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é

a) difusa, o que promove baixas temperaturas médias.
b) dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.
c) concentrada, o que promove altas temperaturas médias.
d) variável, o que promove estações do ano bem definidas.
e) perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

a) difusa, o que promove baixas temperaturas médias.

100

Leia os trechos a seguir:

“17/07/2017- Canela, Gramado e Caxias do Sul, [...] registraram o fenômeno. Frio chegou com intensidade ao estado e temperatura deve cair ainda mais ao longo do dia.“ (https://g1.globo.com)

“31/03/2016- Com chances de neve já no outono, o frio em Gramado promete chegar com tudo [...]” (https://www.dicasdegramado.com.br)

Nos últimos anos, temos observado na mídia uma série de notícias evidenciando o rigor do inverno  a região acima referida. Esta região tem atraído inúmeros turistas que gostam de contemplar o frio, as comidas típicas locais e têm o anseio de conhecer, ao vivo, a neve e o congelamento das águas em pleno Brasil. A associação de dois importantes fatores climáticos justifica a ocorrência de tais fenômenos meteorológicos nesta região. São eles:

a) latitude e altitude.
b) maritimidade e latitude.
c) continentalidade e maritimidade.
d) altitude e longitude.
e) correntes marítimas e massas de ar.

a) latitude e altitude.

200

(Enem/MEC) Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso. A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a

a) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.
b) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.
c) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.
d) instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.
e) formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região.

c) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.

200

Assinale a afirmação correta sobre a atmosfera

terrestre.

a) A atmosfera é mais densa em altas altitudes, e os gases mais abundantes são nitrogênio, vapor de água e oxigênio.
b) A camada da atmosfera chamada estratosfera suporta a biosfera e é a principal região da atividade do tempo atmosférico.
c) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.
d) As temperaturas, na troposfera, aumentam em altitude, pois o ozônio absorve a radiação ultravioleta e reirradia em ondas longas.
e) A pressão do ar aumenta com a altitude, ao contrário da temperatura do ar, pois ela é produzida por movimento, tamanho e número de moléculas do ar.

c) Aproximadamente 90% do total da massa da atmosfera está na troposfera, onde a altitude da camada superior limite (tropopausa) varia conforme a estação e a latitude.

200

[IMAGEM PPT]

(Unesp-SP) Os chamados rios voadores são correntes de ar carregadas de vapor de água. A imagem representa a dinâmica desses rios em parte da América do Sul, sobretudo no Brasil. Considerando a imagem e o fenômeno dos rios voadores, é correto afirmar que:

a) em 2, verifica-se o fornecimento de umidade às massas de ar pela evaporação da água do oceano.
b) em 4, verifica-se a evapotranspiração na Amazônia que absorve a umidade dos ventos que a percorrem.
c) em 1, verifica-se a precipitação que participa da formação dos rios voadores que correm pela Bacia do Amazonas.
d) em 3, verifica-se a barreira geográfica dos Andes que redireciona os ventos para o centro do continente.
e) em 5, verifica-se a chegada das massas de ar ao extremo sul do Brasil e seu redirecionamento ao Paraguai e à Argentina.

d) em 3, verifica-se a barreira geográfica dos Andes que redireciona os ventos para o centro do continente.

300

(UFRGS‑RS) O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do Brasil, causou uma enxurrada de lama com rejeitos, na região de Mariana (MG). Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências desse desastre.

I. O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de matas ciliares, bem como o litoral do Espírito Santo.
II. A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce.
III. A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650 km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição dos sedimentos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

e) I, II e III.

300

(Mack-SP) Manifesta-se em altas latitudes e está presente na maior parte do território canadense, no extremo norte da Europa e na Sibéria, Rússia. As precipitações maiores ocorrem no verão. As temperaturas médias mensais no inverno são sempre inferiores a 0°C. Nesse clima, desenvolve-se a Floresta Boreal, vegetação de grande porte, espaçada e homogênea, em que predominam o pinheiro de porte elevado e o abeto (árvore conífera).

Assinale a opção correspondente ao tipo de clima descrito.

a) Clima Temperado
b) Clima Mediterrâneo
c) Clima de Montanha
d) Clima Polar
e) Clima Frio

e) Clima Frio

300

(UECE) “A delimitação dos domínios climáticos é um dos principais desafios para a classificação climática. Seria cômoda a adoção de valores numéricos com espaçamentos constantes, como nos mapas de isotermas e de isoietas [...].”

Considerando o excerto, analise as afirmações que tratam sobre os grandes domínios climáticos do planeta.

I. O mecanismo de variação espacial da temperatura faz com que a distribuição dos tipos de clima no planeta não obedeça rigorosamente à posição latitudinal.
II. As mudanças mais profundas da paisagem não ocorrem em virtude da variação dos valores médios, mas sim na definição do comportamento dos grandes controles climáticos.
III. O domínio climático equatorial úmido corresponde à área de atuação da ZCIT e encontra-se compreendido entre os climas das altitudes médias. 

Está correto o que se afirma somente em

a) III.
b) II e III.
c) I e II.
d) II.

c) I e II.

300

Considere o texto a seguir.

A extensão da bacia hidrográfica favoreceu a incursão da colonização portuguesa, que rompeu a linha de Tordesilhas e pôde adentrar pelo rio principal, inibindo o ingresso dos colonizadores espanhóis no território do Brasil. A drenagem contribuiu para a ocupação dos portugueses e isso resultou em árduos conflitos com os indígenas regionais.

O texto refere-se à bacia:

a) Amazônica.
b) do Paraguai.
c) do Uruguai.
d) do Paraná.
e) do Tocantins-Araguaia.

a) Amazônica.

300

(UFU-MG) “[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”

O processo descrito acima refere-se

a) ao efeito estufa.
b) ao aquecimento global.
c) à camada de ozônio.
d) à ilha de calor.

a) ao efeito estufa.

400

Leia as afirmativas abaixo sobre uma região hidrográfica brasileira:

I. É uma das regiões que compõem a Bacia Platina.
II. Seu principal rio corta o bioma do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
III. O regime hidrológico desta região é marcado pela alternância entre cheia e vazante, gerando migrações sazonais dos pecuaristas da região.

Essas características referem-se à Região Hidrográfica do

a) Parnaíba
b) São Francisco
c) Atlântico Leste
d) Paraguai
e) Atlântico Sudeste

d) Paraguai

400

UFPR) A problemática da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas, visto que a degradação ambiental causa uma deterioração dessa qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) A degradação ambiental passou a se constituir como um problema para a humanidade a partir do lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.
b) A Terra reclama uma estratégia ambiental que atribua responsabilidades individuais, para cada nação, no sentido de desenvolver pesquisas e estudos acerca das implicações das atividades humanas sobre o sistema natural e vice-versa.
c) As questões ambientais se circunscrevem aos países de alto grau de desenvolvimento econômico e elevado consumo, em que os problemas são mais graves e complexos.
d) A resistência à manutenção do maior número de espécies para assegurar o futuro do ser humano se dá pelo fato de ela se constituir em proposição que contraria o desenvolvimento econômico.
e) A problemática ambiental não se limita ao mundo físico, integrando, em escalas diversas, as questões socioespaciais.

e) A problemática ambiental não se limita ao mundo físico, integrando, em escalas diversas, as questões socioespaciais.

400

(UEG-GO) Leia o texto a seguir.

Valores anormais de um estado climático médio observado ao longo do tempo são comumente chamados de ‘eventos extremos’. Esses eventos ocorrem em escalas temporais que variam de horas, dias e até mesmo milênios [...]. Dependendo das vulnerabilidades existentes, esses eventos podem impactar seriamente os sistemas humanos atingidos, ocasionando um desastre natural. Dessa forma, a ocorrência de desastres suscita e expõe a vulnerabilidade das populações, alterando o funcionamento das sociedades e o bem-estar social.


Conforme o texto, há eventos extremos correlacionados com o tempo e com o clima. São exemplos de eventos extremos ligados ao tempo:

a) extremos de chuvas e enchentes que ocorrem com frequência cada vez maior durante alguns dias de verão em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
b) tendências positivas na frequência de noites e dias quentes e tendências negativas na frequência de noites e dias frios, consistentes com um cenário de aquecimento global.
c) aumento na intensidade de episódios e frequência de dias com chuva intensa num período de mais de três décadas.
d) aumento da intensidade dos raios solares observados na superfície terrestre devido à redução da camada de ozônio.
e) aumento dos índices de evapotranspiração, contribuindo significativamente para aumentar as temperaturas e a quantidade de chuvas no verão em áreas urbanas.

a) extremos de chuvas e enchentes que ocorrem com frequência cada vez maior durante alguns dias de verão em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

500

(UCS‑RS) O Brasil, apesar de possuir bacias hidrográficas importantes em todas as regiões, vem dando atenção à questão da água, em virtude da sistemática deterioração dos recursos hídricos e da crescente escassez desses recursos. No tocante a esse tema, assinale a alternativa que se relaciona a esta problemática ambiental.

a) A degradação dos recursos hídricos, em especial das águas subterrâneas, é ocasionada pela poluição, oriunda principalmente dos esgotos domésticos e dos rejeitos das práticas de aviação.
b) O esgoto urbano é o locus dos depósitos oriundos das residências, empresas e indústrias, principal poluidor dos rios; entretanto, no caso do Rio Tietê, que atravessa a região metropolitana de São Paulo, a situação é crítica somente em virtude do regime de chuvas que é escasso na região.
c) Ter rede de esgoto não significa que se está evitando a poluição, pois canalizar e não tratar os efluentes jogados nos rios apenas leva para mais distante a poluição produzida nas áreas urbanas e rurais.
d) O país é rico em rios, de drenagem endorreica, a maioria perene, porém alguns rios são temporários. Estes estão, em sua maioria, compondo as bacias hidrográficas da região Nordeste do Brasil.
e) O tratamento dos rios poluídos se dá também por conta do desperdício de água, pois se esse recurso fosse utilizado de modo controlado não haveria essa necessidade, pois o ciclo da água naturalmente elimina as impurezas.

c) Ter rede de esgoto não significa que se está evitando a poluição, pois canalizar e não tratar os efluentes jogados nos rios apenas leva para mais distante a poluição produzida nas áreas urbanas e rurais.

500

[OBSERVAR IMAGEM NO PPT]

Qual característica do meio físico é condição necessária para a distribuição espacial do fenômeno representado?

a) Cobertura vegetal com porte arbóreo.
b) Barreiras orográficas com altitudes elevadas.
c) Pressão atmosférica com diferença acentuada.
d) Superfície continental com refletividade intensa.
e) Correntes marinhas com direções convergentes.

e) Correntes marinhas com direções convergentes.

500

(UEG-GO) A média da amplitude térmica na cidade de Cuiabá (MT) durante o mês de junho é de 15,2°C, ao passo que em Salvador (BA) é de 4,8°C. Considerando-se a localização geográfica dessas cidades, o principal fator climático responsável por essa diferença na amplitude térmica é a:

a) altitude
b) latitude
c) longitude
d) pressão atmosférica
e) maritimidade/continentalidade

e) maritimidade/continentalidade