U1
U2
U3
BÔNUS
100

ENEM

Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de

a) linhas de montagem e formação de estoques.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
d) organização em rede e tecnologia de informação.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

d) organização em rede e tecnologia de informação.

100

(Enem/MEC) Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

a) Achatamento de suas regiões polares.
b) Movimento em torno de seu próprio eixo.
c) Arredondamento de sua forma geométrica.
d) Variação periódica de sua distância do Sol.
e) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

b) Movimento em torno de seu próprio eixo.

100

(Udesc-SC) Eventos e processos astronômicos, geológicos e climáticos são responsáveis pela diferenciação na distribuição histórica e geográfica das espécies pelo planeta.
Sendo assim, assinale a alternativa que justifica a distribuição histórica e geográfica das espécies na Terra.

a) O isolamento geográfico da Austrália não foi suficiente para fazer surgir ali espécies de mamíferos que não são encontrados em outros continentes.
b) As glaciações ocorridas no final do período Cenozoico foram as responsáveis pela extinção dos dinossauros.
c) Na transição do período Mesozoico para o Cenozoico, o impacto de um meteoroide com a superfície terrestre provocou a extinção de animais como a preguiça-gigante, o tigre-dente-de-sabre e o mamute.
d) Animais como o elefante, o leão e a girafa existem na África, mas não no Brasil, pois quando esses animais surgiram a placa sul-americana já havia se separado da Gondwana.
e) O surgimento do oxigênio na atmosfera não afetou a distribuição das bactérias anaeróbias.

d) Animais como o elefante, o leão e a girafa existem na África, mas não no Brasil, pois quando esses animais surgiram a placa sul-americana já havia se separado da Gondwana.

100

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu […] o Nepal, deixando ao menos 65 mortos e mais de 1 000 feridos, segundo as autoridades. […] O tremor aconteceu menos de três semanas após a tragédia que deixou 8 000 mortos no país. […] O abalo teve origem a 18,5 km abaixo do solo, mais profundo que os 15 km do terremoto anterior. Terremotos mais próximos do solo costumam provocar danos maiores.

(Tremor mata dezenas no Nepal e na Índia e deixa mais de mil feridos, Folha de S.Paulo, 12 maio 2015. Disponível em <www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/05/1627827-apos-tragedia-que-matou-8000-nepal-registra-novo-forteterremoto.shtml>. Acesso em: 28 out. 2016.)

De acordo com as informações do texto, conclui-se que o terremoto mais recente no Nepal relatado na notícia:

a) tem seu epicentro em um ponto menos profundo que o terremoto anterior.
b) não apresenta relação com o tremor anterior.
c) teve seu hipocentro em um local mais profundo que o terremoto anterior.
d) concentrou-se em uma área de grande estabilidade geológica.
e) atingiu outros países por ter se originado em uma grande profundidade.

c) teve seu hipocentro em um local mais profundo que o terremoto anterior.

200

(UFRN) A produção do espaço geográfico é um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela sociedade e pelo progresso técnico vigente em cada momento histórico. Assim, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional, traço marcante do mundo atual, o espaço geográfico:

a) passou a ser produzido de forma generalizada, tendo em vista a distribuição homogênea do sistema técnico em escala global.
b) tornou-se globalizado, em virtude da universalização do acesso da população mundial aos objetos técnicos e informacionais.
c) foi unificado pelo surgimento das cidades globais, devido à distribuição uniforme do sistema mundial de redes de informações.
d) tornou-se mais denso em objetos artificiais, permitindo a aceleração dos fluxos da economia informacional.

d) tornou-se mais denso em objetos artificiais, permitindo a aceleração dos fluxos da economia informacional.

200

(UNISC - RS) Um congresso internacional, com sede em Tübingen, uma pequena cidade do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, realizou uma videoconferência online com início às 20h do dia 12 de outubro de 2011. Sabendo-se que a cidade de Santa Cruz do Sul - RS fica a 60ºW de Tübingen, e que entre 27 de março e 30 de outubro a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que a videoconferência começou a ser transmitida, em tempo real, em Santa Cruz do Sul - RS, às:

a) 11h
b) 15h
c) 12h
d)16h
e) 18h

b) 15h

200

"Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Assim, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
(Benjamin Franklin, 1782, em carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie. In: GROTZINGER, John; JORDAN, Tom. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 26.)

A ideia exposta no texto está relacionada à teoria:

a) dos dobramentos modernos.
b) do tempo geológico.
c) das estruturas geológicas.
d) do ciclo das rochas.
e) da deriva continental.

e) da deriva continental.

200

O que causa a intensa atividade sísmica na região conhecida como Círculo de Fogo?

a) A grande quantidade de rochas magmáticas, que são características do relevo submarino e são menos resistentes à ação dos terremotos.
b) A ocorrência da deriva continental, que acelera o movimento dos continentes em determinados períodos do ano.
c) A maior profundidade do oceano nesta região, o que a torna mais suscetível aos movimentos do manto terrestre.
d) A presença de limites de placas tectônicas, que favorecem a ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo.
e) A distância desta para as grandes massas continentais, que determina maior ação das massas de água e a consequente formação de maremotos.

d) A presença de limites de placas tectônicas, que favorecem a ocorrência de abalos sísmicos e vulcanismo.

300

(Unemat-MT) Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entende-se que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”. Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta.

a) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano.
b) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.
d) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas.
e) O espaço geográfico é dinâmico e está, ao mesmo tempo, organizando-se e reorganizando-se. Nesse sentido é que se pode dizer que a Geografia analisa a organização espacial.

c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.

300

Sabe-se que a posição em que o Sol nasce ou se põe no horizonte muda de acordo com a estação do ano. Olhando-se em direção ao poente, por exemplo, para um observador no Hemisfério Sul, o Sol se põe mais à direita no inverno do que no verão.

O fenômeno descrito deve-se à combinação de dois fatores: a inclinação do eixo de rotação terrestre e a

a) precessão do periélio terrestre.
b) translação da Terra em torno do Sol.
c) nutação do eixo de rotação da Terra.
d) precessão do eixo de rotação da Terra.
e) rotação da Terra em torno de seu próprio eixo.  

b) translação da Terra em torno do Sol.

300

(Enem/Mec) O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para a oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para a oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

a) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
b) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
c) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
d) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
e) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.

c) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.

300

(Fuvest-SP) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:

a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.

400

(UEA-AM) O debate sobre a organização do espaço feito pela Geografia é auxiliado por uma categoria que está ligada à ideia de domínio ou gestão de determinada área. Estas características correspondem à categoria:

a) região.
b) paisagem.
c) espaço
d) lugar.
e) território.

e) território.

400

(UERN) Representações em escala pequena mostram áreas muito extensas, com poucos detalhes, e são geralmente chamadas de mapas, já as representações em escala grande mostram áreas menores, porém com maior grau de detalhamento, e são chamadas de castas. Representações em escalas muito grandes e com alto grau de detalhamento são chamadas de plantas.
(Adaptado: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil. Espaço geográfico e globalização. São Paulo. Editora Scipione, 2004. p. 28)

Considere as situações hipotéticas a seguir:

1 - Para localizar ruas e avenidas de Natal.
2 - Para localizar a cidade de Natal.

Deve utilizar, respectivamente,

a) carta topográfica e mapa do Brasil.
b) planta e mapa do Brasil.
c) mama-múndi e planta.
d) carta topográfica e carta topográfica.

b) planta e mapa do Brasil.

400

(Uepi-PI - Adaptada) A teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na litosfera. Sabemos que há diversos limites entre as placas, que realizam diversos movimentos.

Sobre as placas com limites divergentes, é correto afirmar que:

a) colisão de placas ocêanica e continental.
b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.
c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.
d) formação de trincheiras oceânicas.
e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

500

(UEPB) “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”.
(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 2a ed. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 84.)

A partir da afirmativa do autor acima citado, é correto afirmar:

a) Espaço e paisagem se diferenciam porque o espaço é uma produção social, enquanto na paisagem predominam os elementos da dinâmica natural.
b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.
c) A paisagem é forma estática, por isso jamais pode revelar as relações sociais do passado que produziram as formas geográficas do presente.
d) A paisagem tem significado apenas panorâmico, pois é destituída de conteúdo social, o que nos permite contemplar as formas, mas jamais analisar a sua essência.
e) A paisagem assim como o território são delimitados pelo alcance visual de quem os observa; são, portanto, espaços delimitados pelas relações de poder, cuja escala varia conforme a posição do observador.

b) Na paisagem podemos observar elementos naturais e culturais, bem como formas novas e antigas, que nos revelam sucessivos passados.

500

Sobre o procedimento de leitura e interpretação de mapas, gráficos, tabelas e outros elementos cartográficos, quais as etapas a serem seguidas, respectivamente:

a) Título, Fonte e Legenda.
b) Fonte, Título e Imagem.
c) Imagem e Legenda.
d) Legenda e Fonte.
e) Orientação e Imagem.

a) Título, Fonte e Legenda.

500

Os terremotos e os tsunamis são eventos que passaram a ser mais bem compreendidos com o estudo da estrutura interna da Terra, especialmente a partir da

a) verificação da alta densidade dos materiais que compõem a crosta terrestre, cuja composição, rica em magnésio, ferro e silício, promove falhas e rupturas.
b) descoberta do campo magnético gerado pelo núcleo terrestre, cuja interferência provoca instabilidade na consolidação do embasamento rochoso.
c) identificação das espessuras de cada camada, cuja proporcionalidade explica a fragilidade da porção mais externa.
d) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.
e) coleta de amostras ao longo das diferentes camadas, cujos materiais permitiram identificar graus de porosidade e resistência distintos.

d) constatação de que a crosta terrestre é descontínua e fragmentada, cujos fragmentos respondem à convecção do magma.