GEO - A
GEO- B
HIS - A
HISTÓRIA - B
100

São conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria.

BIOMAS

100

É considerado o segundo maior bioma do Brasil em extensão. Ele abrange os estados do: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Além disso, ocupa uma pequena área de outros seis estados.

CERRADO

100

Foi um modo de produção econômico, político e social baseado na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média.

FEUDALISMO

100

É uma religião baseada na crença em Jesus Cristo e em seus ensinamentos. Para os cristãos, Jesus é o filho de Deus, o criador do Universo.

CRISTIANISMO

200

Este bioma abrange os estados brasileiros do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima; parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

BIOMA AMAZÔNIA

200

Ocupa a faixa litorânea de norte a sul do país. Assim, ela engloba a totalidade de três estados brasileiros: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina; grande parte do Paraná e pequenas porções de onze estados.

MATA ATLÂNTICA

200

É uma religião monoteísta que advoga a crença unicamente em Allah. Os muçulmanos acreditam na onipotência e onisciência desse Deus, além de crerem que ele é o criador do Universo.



ISLAMISMO

200

É o candelabro de ouro de sete lâmpadas dado por Deus a Moisés, segundo o judaísmo.

MENORÁ
300

São linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre. Permitem a localização precisa de objetos, pessoas e lugares no espaço.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

300

(N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas. Esses pontos são medidos em graus e podem variar de 0° a 90° Norte/Sul (latitude) e de 0° a 180° Leste/Oeste.

PONTOS CARDEAIS

300

Estabelecido em Constantinopla, sobreviveu a invasões bárbaras e perdurou por todo o período medieval.

IMPÉRIO BIZANTINO

300

Foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.

CRUZADAS

400

Surgiu com o objetivo de analisar a direção do vento e traçar estratégias para a navegação. Sua relação inicial com o vento e seu aspecto, semelhante a pétalas, foram responsáveis por atribuir-lhe esse nome.

ROSA DOS VENTOS

400

É definido como um corpo natural composto por substâncias orgânicas e inorgânicas presente na superfície terrestre e oriundo da desagregação das rochas.

SOLO

400

Teve importante papel na sociedade feudal. Foi nessa época que começou a organizar-se, visando zelar pela homogeneidade dos princípios da religião cristã e promover a conversão dos pagãos.

IGREJA CATÓLICA

400

Eram povos estabelecidos ao longo das fronteiras do Império Romano. Os romanos os chamavam de "bárbaros", por serem estrangeiros e não falarem o latim.

GERMÂNICOS

500

Tipo de solo menos arejado, mais compactado e mais úmido, pois a água fica retida por mais tempo neles devido à sua lenta infiltração.

SOLO ARGILOSO

500

São ações que promovem a mudança das características físicas dos elementos da natureza. Eles são causados especialmente pela ação humana no espaço geográfico.

IMPACTOS AMBIENTAIS

500

É uma sociedade dividida em diferentes camadas sociais, ou estratos, que são hierarquicamente organizados. Característico na Idade Média (séculos V a XV).

SOCIEDADE ESTRATIFICADA

500

Ela começou com a Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a Tomada de Constantinopla pelos turcos -otomanos, em 1453.

IDADE MÉDIA