A
B
C
D
E
100

(1) Uma unidade usual de frequência é o hertz (Hz), que equivale ao número de oscilações contadas ao longo de um segundo

(1) VERDADEIRO

100

(12) Uma escala muito utilizada na medida da intensidade sonora tem o decibel (dβ) como unidade

(12) VERDADEIRO

100

(22) Frequência é definida como o inverso do período

(22) VERDADEIRO

100

(14) - Valor mínimo audível é de 10-12 W / m2

(30) O limiar auditivo é definido como o nível mínimo de pressão acústica eficaz necessária para provocar uma sensação auditiva, num ambiente silencioso. O limiar varia para cada ouvinte e para cada frequência, sendo que o sujeito precisa responder a metade dos estímulos apresentados a eles.

(14) VERDADEIRO

(30) VERDADEIRO

100

(25) Em relação à direção da perturbação e da propagação, as ondas ainda podem ser divididas em transversais (perturbação é perpendicular a direção de propagação da onda) e longitudinais (direção da perturbação é a mesma da propagação da onda).

(25) VERDADEIRO

200

(28) Nas ondas sonoras, a variável física que sofre a oscilação é a pressão. Os nossos ouvidos, por exemplo, são receptores das ondas sonoras com frequências de 20 a 20.000 Hz.

(28) VERDADEIRO

200

(2) Ondas são um tipo de perturbação ou distúrbio transmitido através do vácuo ou de um meio material que pode ser apenas sólido ou líquido

(2) FALSO

200

(3) Ondas podem diferir em muitos aspectos, mas uma propriedade é compartilhada por todas: têm a característica de transportarem energia de um ponto a outro

(3) VERDADEIRO

200

(18) Define-se como oscilador harmônico, um sistema capaz de oscilar indefinidamente, apresentando período variado.

(18) FALSO

200

(26) A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é c = 3 x 108m/s.

(29) As propagações eletromagnéticas correspondem a variações no campo elétrico e no campo magnético, originado por cargas elétricas oscilantes

(26) VERDADEIRO

(29) VERDADEIRO

300

(4) Nas ondas sonoras a variável física que não sofre oscilação é a pressão (ou densidade do meio)

(4) FALSO

300

(27) Cada tipo de onda pode sofrer oscilação/vibração de uma ou mais ariáveis físicas que se propagam através do espaço

(27) VERDADEIRO

300

(21) Os sons se propagam nos meios elásticos com uma velocidade que depende da natureza, da pressão e da temperatura de cada meio

(21) VERDADEIRO

300

(5) As ondas podem ser classificadas como mecânicas, ou seja, não necessitam de um meio material para se propagar, e não mecânicas, isto é, se propagam apenas em um meio material.

(5) FALSO

300

(13) É o timbre que nos possibilita distinguir dois instrumentos que podem estar tocando a mesma nota musical, com frequências e amplitudes idênticas.

(13) VERDADEIRO

400

(23) Velocidade é o comprimento de onda pela frequência

(24) Período é o comprimento de onda em razão da velocidade

(23) VERDADEIRO

(24) VERDADEIRO

400

(10) A frequência de uma onda sonora determina a altura de um som, ou seja, quão grave ou agudo esse som será. Frequências altas caracterizam sons graves e frequências baixas caracterizam sons agudos.

(19) Quanto a percepção auditiva, loudness é caracterizado como a sensação subjetiva de frequência

(10) FALSO


(19) FALSO

400

(9) Ondas que apresentarem uma frequência situada entre 20 e 20.000 Hz, poderão ser percebidas pelo sistema auditivo humano, podendo, portanto, ser chamadas de som.

(9) VERDADEIRO

400

(20) A velocidade do som depende apenas do módulo da elasticidade e da densidade dos meios sólidos, logo pode ser representada pela fórmula:

velocidade é diretamente proporcional a elasticidade  em razão da densidade

(20) VERDADEIRO

400

(17) A Lei de Weber-Fechner estuda as sensações. Para cada indivíduo essas sensações são diferentes. Um paredão, por exemplo, pode ser algo perturbador pra mim, mas para você não. A lei de Weber-Fechner auxilia na avaliação da qualidade de vida do indivíduo indicando se houve perda da capacidade motora e tátil.

(17) FALSO

500

(6) - Ondas mecânicas se propagam em meios deformáveis ou plásticos

(16) Todos os corpos plásticos por onde a onda sonora passará são resilientes. Entretanto, quando perde a propriedade, ele deixa de ser elástico e passa a ser plástico.


(6) FALSO

(16) FALSO

500

(11) A intensidade do som associa-se à amplitude das ondas sonoras, e nesse caso a amplitude da onda identifica-se à pressão do fluido, dada pela duração do deslocamento da molécula

(11) VERDADEIRO

500

(15) A intensidade fisiológica do som está ligada à amplitude das vibrações (e, portanto à energia transportada pela onda sonora); é a qualidade pela qual um som forte (grande amplitude - muita energia) se distingue de um som fraco (pequena amplitude - pouca energia).

(15) VERDADEIRO

500

(8) A velocidade de propagação é uma característica inerente ao meio, o comprimento de onda está diretamente relacionado com a frequência (v = ƛ/f)

(8) FALSO

500

(7) Comprimento de onda é a distância entre dois máximos (cristas) ou dois mínimos (vales) da onda, ou ainda, a distância mínima em que a forma da onda se repete

(7) VERDADEIRO