Geral
Gestão de requisitos
Gestão de requisitos
Gestão de riscos
Gestão de riscos
100
É um modelo de maturidade para melhoria de processo, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção
O que é o CMMI - Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade?
100
É fornecer subsídios para gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produto do projeto e identificar entre esses requisitos e os planos e produtos de trabalho do projeto.
Qual o objetivo da área de processo Gestão de Requisitos (REQM)?
100
Ferramentas de acompanhamento de requisitos. Ferramentas para rastreabilidade.
Cite exemplos de recursos e ferramentas.
100
É fornecer subsídios para identificar potenciais problemas antes que ocorram, de forma que atividades de tratamento de riscos possam ser planejadas e colocadas em prática quando necessário
Qual o objetivo da gestão de risco?
100
· Escopo da atividade de gestão de riscos. · Métodos e ferramentas a serem utilizadas para identificação, análise, mitigação e monitoramento de riscos, e também para comunicação. · Fontes de riscos específicas de projeto. · Maneiras de organizar, categorizar, comparar e consolidar esses riscos. · Parâmetros para se implementar ações sobre os riscos identificados, incluindo probabilidade, consequência e limiares. · Técnicas de mitigação de risco, tais como prototipação, pilotos, simulação, designs alternativos ou desenvolvimento incremental. · Definição de medidas para monitorar o status dos riscos. · Intervalos de tempo entre monitoramentos ou reavaliações de riscos.
Uma estratégia para gestão de riscos inclui:
200
Representação Contínua e Representação por Estágios
Quais as duas formas de representação do CMMI DEv?
200
Obter comprometimento com os requisitos.
Qual prática específica trata dos acordos e dos compromissos entre aqueles que têm que realizar as atividades necessárias para implementar os requisitos?
200
As mudanças propostas para os compromissos externos à organização são revisadas com a gerência de nível superior para assegurar que todos os compromissos possam ser cumpridos
Quais orientações para aplicação de Revisar Status com a Gerência?
200
Definição de uma estratégia para gestão de riscos; identificação e análise de riscos; e tratamento de riscos identificados, incluindo a implementação de planos de mitigação de riscos quando necessário.
Quais são as partes que pode ser dividida gestão de risco?
200
Requisitos vagos; Trabalho inédito – estimativas não disponíveis; Tecnologia não disponível; Comunicação inadequada com clientes ou com seus representantes;
São exemplos de fontes de risco internas e externa
300
Essa representação oferece máxima flexibilidade na utilização de um modelo CMMI para melhoria de processo. Uma organização pode focar na melhoria do desempenho de um ponto problemático associado a um processo isolado, ou pode trabalhar em várias áreas que estejam fortemente ligadas aos objetivos estratégicos da organização. A representação contínua também permite que uma organização melhore diferentes processos com diferentes ênfases ao longo do tempo.
Descreva a representação continua
300
É necessário que a origem de cada requisito seja conhecida e que a linha de raciocínio utilizada nas mudanças sejam documentadas.
O que é necessário para analisar de forma efetiva o impacto das mudanças?
300
Esta política estabelece as expectativas da organização em relação à gestão de requisitos e identifica inconsistências entre os requisitos, os planos de projeto e os produtos de trabalho.
Qual a atribuição da Política Organizacional?
300
· Probabilidade de ocorrência do risco. · Consequência do risco (isto é, impacto e severidade da ocorrência do risco). · Limiares para disparar atividades de gestão.
São exemplos de Parâmetros para avaliação, categorização e priorização de riscos
300
Primeiramente, na sua identificação a partir de fontes internas e externas identificadas e, em seguida, na avaliação de cada risco identificado para se determinar suas probabilidades e consequências.
A análise de riscos implica:
400
Essa representação oferece uma forma sistemática e estruturada para abordar a melhoria de processo, baseada em modelo, enfocando um estágio por vez. A conquista de cada estágio assegura que foi estabelecida uma infraestrutura adequada de processos que servirá de base para o próximo estágio. As áreas de processo são organizadas em níveis de maturidade, o que reduz a necessidade de escolhas associadas à melhoria de processo.
Descreva a representação por estágios
400
Gerenciar todas as mudanças de requisitos. Manter relacionamentos entre requisitos, planos de projeto e produtos de trabalho. Identificar inconsistências entre requisitos, planos de projeto e produtos de trabalho. Implementar ações corretivas.
Quais atividades são executadas durante a vida do projeto afim de se gerenciar os requisitos?
400
A rastreabilidade bidirecional.
O que assegura que todos os requisitos de origem foram tratados e que todos os requisitos detalhados podem ser rastreados até um requisito de origem válido?
400
· Examinar cada elemento do WBS do projeto para descobrir riscos. · Realizar avaliação de riscos utilizando uma taxonomia de riscos. · Entrevistar especialistas no assunto. · Revisar as atividades de gestão de riscos em produtos similares. · Examinar documentos ou bancos de dados de lições aprendidas. · Examinar especificações de design e requisitos contratuais.
Existem muitos métodos para identificação de riscos. Esses métodos incluem:
400
De acordo com os parâmetros definidos para risco.
Como os valores de risco são atribuídos?
500
Níveis de capacidade, associados à representação contínua, aplicam-se à melhoria de processo da organização em áreas de processo individuais. Esses níveis são um meio para melhorar, de forma incremental, os processos correspondentes a uma determinada área de processo. Há seis níveis de capacidade, numerados de 0 a 5. · Níveis de maturidade, associados à representação por estágios, aplicam-se à melhoria de processo da organização em um conjunto de áreas de processo. Esses níveis auxiliam na previsão dos resultados de futuros projetos. Há cinco níveis de maturidade, numerados de 1 a 5.
Qual a diferenca entre niveis de capacidade e maturidade?
500
Pode ser parte do plano de projeto, ou referido por ele.
O plano para executar o processo de gestão de requisitos pode ser aplicado de quais formas?
500
Tópicos de treinamento.
Domínio da aplicação é exemplo de?
500
· Evitar riscos: mudar ou diminuir as exigências dos requisitos mantendo o atendimento às necessidades do usuário. · Controlar riscos: executar ações para minimizar riscos. · Transferir riscos: realocar requisitos para minimizar riscos. · Monitorar riscos: observar e reavaliar periodicamente o risco em relação a mudanças nos parâmetros atribuídos para riscos. · Aceitar riscos: reconhecer o risco, mas não executar ação alguma.
As opções para tratamento de riscos geralmente incluem:
500
O levantamento de alternativas, o monitoramento de riscos e, quando limiares definidos forem ultrapassados, a execução de atividades de tratamento de riscos.
Os passos para tratamento de riscos incluem: