1
2
3
4
5
100

Setor produtivo do Estado que inclui as empresas detidas total ou maioritariamente pelo Estado.

Setor Empresarial do Estado

100

Valor totalmente gerado ao longo de um processo produtivo que corresponde à riqueza efetivamente criada.

Valor acrescentado

100

Total de empréstimos a que o Estado tem de recorrer para cobrir o défice orçamental.  

Dívida Pública

100

Moeda que é aceite como meio de pagamento a nível internacional.

Divisa

100

Documento elaborado pelo Governo e aprovado pela Assembleia que descreve as despesas e receitas públicas para o período de um ano.

Orçamento do Estado

200

Engloba os espaços terrestre e aéreo, as embaixadas e enclaves militares no estrangeiro e os meios de transporte marítimos ou aéreos pertencentes a agentes residentes.

Território económico

200

Deriva da possibilidade de se contabilizar mais do que uma vez o valor dos consumos intermédios.

Problema da múltipla contagem

200

Engloba atividades que não são declaradas ao Estado, por serem ilegais ou, sendo legais, por se pretender fugir ao pagamento de impostos. Também se designa economia informal ou subterrânea.

Economia paralela

200

Retirar o efeito da inflação.

Deflacionar

200

Contabilização do Produto sem incluir as amortizações.

Produto Líquido

300

Conjunto de operações que permitem apurar o valor do património gerado por um país. Na prática, consiste em fazer articular a informação macroeconómica através de um sistema de contas

Contabilidade Nacional

300

Fundo da União Europeia que visa auxiliar a convergência dos países menos desenvolvidos, envolvendo, sobretudo, os projetos relacionados com o ambiente e as redes transeuropeias.  

Fundo de Coesão

300

Economia que procura ser autossuficiente, não efetuando transações comerciais com o exterior.

Economia fechada

300

Forma de integração que corresponde a uma união aduaneira sem restrições à livre circulação de capitais, pessoas e serviços.

Mercado comum

300

Representação esquemática dos fluxos que se estabelecem entre os diferentes agentes económicos.

Circuito económico

400

Forma de integração que, para além de incluir a abolição das barreiras alfandegárias, sujeita os países-membros à aplicação de pauta tarifária comum no que respeita a países terceiros.

União aduaneira

400

 Investimento realizado em Portugal por agentes estrangeiros diretamente numa economia local, que proporciona grandes vantagens tanto para quem investe como para quem recebe.

Investimento direto estrangeiro (IDE)

400

Prestação social cedida, provisoriamente, aos indivíduos que não têm qualquer fonte de rendimento e que se destina, juntamente com ações de formação, a criar melhores condições de empregabilidade.

Rendimento social de inserção

400

Indicador do nível médio de rendimento de uma população que é calculado através do quociente entre o Rendimento Nacional e o número de indivíduos que compõem essa população.

Rendimento per capita

400

Representa o valor do investimento realizado com a aquisição de capital fixo.

Formação bruta de capital fixo (FBCF)

500

Imposto progressivo que incide diretamente sobre o rendimento ou sobre o património.

Imposto direto

500

Atividade que engloba o transporte e o comércio, abrangendo todas as operações que permitem fazer deslocar os produtos desde a produção até ao consumo.

Distribuição

500

Forma de parceria empresarial através da qual uma empresa com um formato de negócio já testado concede a outra empresa o direito de utilizar a sua marca e explorar os seus produtos e serviços, bem como o respetivo modelo de gestão, mediante uma contrapartida financeira.

Franchising

500

Bem de aceitação generalizada que servia na fase inicial da moeda como intermediário nas trocas. Qualquer bem considerado útil por uma comunidade poderia servir como moeda de troca.

Moeda mercadoria

500

Comerciante que compra ao grossista (ou armazenista) pequenas quantidades de bens que se destinam a ser vendidas ao consumidor final.

Retalhista