A
B
C
100

A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país, que se tornou o marco de dois blocos político-econômicos antagônicos. Era o início da Guerra Fria. A Alemanha dividida até 1990.

Disponível em: https://www.dw.com. Acesso em: 22 fev. 2021.

O país tratado no texto foi dividido em duas partes, que eram chamadas de

Ócidental e Oriental

100

Estados Unidos e União Soviética líderes de sistemas econômicos antagônicos tornaram-se os dois países com maior influência do mundo o que  ocasionou um estrutura geopolítica 

bipolar

100

A principal proposta da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) era instituir uma cooperação econômica entre os membros, além de desenvolver e fortalecer relações de amizade e ajuda mútua.

Disponível em: https://www.infoescola.com. Acesso em: 22 fev. 2021. (adaptado)

O texto trata de uma organização que reuniu países que fizeram parte do(a)

União Soviética

200

A Guerra Fria foi marcada pela disputa de poder entre Estados Unidos e União Soviética, que buscavam ampliar sua zona de influência por todo o mundo. Ainda que nunca tenha tido um confronto direto entre esses países, eles participaram de uma corrida armamentista.

Mesmo não tendo um confronto direto entre as superpotências mencionadas no texto, elas

financiamos guerras em diversos locais do mundo para conquistar aliados.

200

A década de 1990 foi especialmente dura para os países dessa região, pois eles tiveram que passar de uma economia estatal para uma economia de mercado. Atualmente, alguns dos países antigos que faziam parte dessa porção da Europa fazem parte da União Europeia.


O texto trata dos países que faziam parte do(a)

Leste Europeu

200

O Plano Marshal foi um projeto ambicioso de empréstimos e doações financeiras realizadas pelos Estados Unidos e seus aliados em relação aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial.

O plano citado no texto teve um de seus objetivos

barrar o avanço do socialismo no continente europeu.

300

 As repúblicas bálticas são formadas por três países, que ficam no norte do continente europeu: a Estônia, a Letônia e a Lituânia. Todos já fizeram parte da União Soviética e conseguiram sua independência em 1991.


Durante a Guerra Fria, os países apresentados no texto fizeram parte da





Europa Oriental

300

Em 1946 o então primeiro ministro britânico, Winston Churchill criou uma expressão que foi símbolo da divisão da Alemanha na época. Que expressão foi essa?

Cortina de Ferro

300

Por que Berlim foi dividida por um muro?

Para impedir passagem de pessoas da Berlim socialista, sob influência da União Soviética para o lado capitalista da cidade e como forma de distanciar o socialismo do capitalismo durante a Guerra Fria.

400

Foi um país criado a partir da união entre vários reinos antigos e outros territórios. No final do século XX e no início do XXI, as repúblicas se separaram e se tornaram vários países independentes. Esses países são Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia do Norte, Montenegro e Sérvia.

O texto trata do processo de divisão da

Iugoslávia

400

Puais as consequências políticas e econômicas da queda do muro?

A queda do muro simboliza a unificação político- econômica da Alemanha com a imposição do sistema capitalista.

400

Quais foram os três primeiros países da Europa Oriental que romperam a hegemonia soviética e atualmente integram a União Europeia?

Letônia. Estônia e Lituania

500

Quais países da Europa constam na lista dos maiores PIBs mundiais de 2022? Quais são as posições ocupadas por esses países?

Alemanha 4 posição

Reino Unido em 6ª posição

França em 7 posição


500

O trecho “a atenção maior estava no indivíduo, no mercado de consumo, na busca individual da felicidade” faz menção a qual sistema político-econômico?

Capitalismo

500

Sobre a regionalização da Europa, explique os critérios de divisão do continente na Europa Ocidental e Oriental.


Ó seletivo é político econômico com base no sistema adotado por cada país no período da guerra Fria.

OBS atualmente todos os países europeus são capitalistas, mas a divisão ainda considera os países da Europa Oriental como aqueles que estavam alinhados à antiga URSS e adotaram o socialismo.