O que é a DPOC?
é a limitação do fluxo de ar provocada por resposta inflamatória a toxinas inalatórias
Quais os principais tratamentos para DPOC?
O tratamento não medicamentoso consiste em: evitar o contato com as substâncias que causam as reações inflamatórias,reabilitação pulmonar, fisioterapia respiratória e cirurgia. O tratamento medicamentoso se baseia no uso de broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteroides e oxigenoterapia.
O que é um broncograma aéreo? Ele é comum em pacientes com DPOC?
É quando é possível visualizar o brônquio insuflado de ar devido ao contraste entre ele e os alvéolos cincundantes opacificados. Não é muito frequente na DPOC, sendo um achado mais comum na pneumonia, mas pode ocorrer.
Quais são as duas condições clínicas mais associadas á DPOC?
Bronquite obstrutiva crônica e efisema pulmonar
Qual é a etiologia da DPOC?
A DPOC é resultado da interação entre os fatores genéticos e ambientais. Dentre os fatores principais está o tabagismo.
As radiografias apresentadas possuem alterações? Se sim, quais?
Evidências de hiperinsuflação pulmonar (aumento do espaço retroesternal, rebaixamento do diafragma)
Cefalização de fluxo
A DPOC está mais associada ao aumento de atividade de qual tipo de enzima?
proteases
Qual a complicação encontrada no raio-x? Como ela se relaciona com a DPOC?
O raio-x evidencia um pneumotórax espontâneo secundário à DPOC; o processo inflamatório e lesivo dos alvéolos que está ocorrendo no pulmão pode chegar a lesionar a pleura levando o ar residual presente nas bolha de enfisema até a cavidade pleural, causando, assim, pneumotórax e atelectasia por compressão.
O que é enfisema pulmonar?
O enfisema pulmonar é uma condição crônica caracterizada pela destruição progressiva e permanente dos alvéolos, os pequenos sacos de ar nos pulmões, resultando em uma redução da elasticidade pulmonar. Isso leva à hiperinsuflação dos pulmões e à dificuldade em expelir o ar, resultando em dispneia (falta de ar) crônica, tosse e produção excessiva de muco.
Indivíduos com deficiência de qual enzima possuem maior suscetibilidade à DPOC ? Especialmente quando expostos ao tabagismo ou a outras fontes de irritantes pulmonares.
Alfa-1 antitripsina (AAT)