1
2
3
4
100

Como Kardec define o Espiritismo?

O Espiritismo é a ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

100

O que significa a palavra ECOLOGIA?

Na tradução literal, significa: estudo da casa.

100

O que a ciência Espírita e Ecológica têm em comum?

Ciências que observam e investigam as relações existentes entre às diversas formas de vida de forma sistêmica.

100

Os fatos ou fenômenos espíritas têm alguma importância no estudo do aspecto científico do Espiritismo?

Evidentemente. Os fatos ou fenômenos espíritas são a substância mesma da ciência espírita, e seu objeto é o estudo e o conhecimento desses fenômenos, para fixação das leis que os regem. Em seu aspecto científico, ele demonstra experimentalmente a existência da alma e sua imortalidade, principalmente por meio do intercâmbio mediúnico entre os encarnados e os desencarnados.

200

Os átomos e os Arcanjos possuem alguma relação em comum?

Tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo que, ele mesmo, começou pelo átomo. Estão interligados pela Lei de Harmonia.

200

Quantos e quais são os aspectos sob os quais o Espiritismo se apresenta?

Três são os aspectos: científico, filosófico e religioso.

200

Como estamos interligados com a Natureza?

Tudo se liga, tudo se encadeia no Universo; tudo está submetido à grande e harmoniosa lei da unidade, desde a materialidade mais compacta até a espiritualidade mais pura.

200

Como o desenvolvimento tecnológico pode ajudar no bom desenvolvimento dos ecossistemas?

O desenvolvimento tecnológico deveria abrir caminho para aliviar a fome, a doença, a superpopulação.....

300

Qual é o propósito da ecologia?

Nova ciência que procura investigar as relações entre todos os seres vivos existentes, e destes com o meio que os cercam.

300

O que o estudo dos ecossistemas nos ajuda a entender?

O estudo dos ecossistemas nos ajuda a entender a inter-relação e interdependência entre os seres e seus componentes.

300

Já fomos minerais, plantas e outro animal antes de sermos humanos?

O princípio vital que anima todas as coisas criadas por Deus nos conecta. Porém, à medida que essa energia Divina progride nos diferentes reinos, ela vai adquirindo outras características.

Reino mineral: união através da força mecânica.

Reino vegetal: união pela vitalidade.

Reino animal: Inteligência instintiva limitada, e com consciência de sua existência e de sua individualidade.

Reino hominal: Inteligência especial = consciência do futuro, percepção de coisas extra materiais e o conhecimento de Deus.

300

Qual a importância dos espíritas discutirem e abordarem temas ecológicos?

Se os ecologistas buscam a proteção da biodiversidade. Os espíritas, conhecedores da "escada" evolutiva e da conexão extra material que conecta todos os reinos da natureza, é de extrema importância que nos unamos para garantir que todos os reinos tenham os seus direitos de evolução e desenvolvimento assegurados.

400

É correto dizer que o Espiritismo é uma religião? Como Kardec se posicionou ante essa pergunta?

Sim. O Espiritismo é, no sentido filosófico, uma religião. Assim o disse Kardec em memorável discurso publicado na "Revista Espírita" de dezembro de 1868; mas não se constitui, no sentido comum, em mais uma religião, visto que não possui cultos instituídos, igrejas, rituais, dogmas, mitos ou crendices, nem tampouco hierarquia sacerdotal. Consideramo-lo religião, quando estabelece um laço moral entre os homens, conduzindo-os em direção ao Criador, mediante a vivência dos ensinamentos morais do Cristo.

400

A ideia de evolução proposta por Darwin, aproxima os conhecimentos científicos e as verdades do Espiritismo?

Todas as teorias evolucionistas na Terra caminhas para a aproximação com as verdades do Espiritismo; embora ainda hajam diferentes correntes científicas, elas possuem sinergia(conexão).

400

Em seu aspecto filosófico, quais as características apresentadas pelo Espiritismo?

O caráter filosófico do Espiritismo deriva do estudo que ele faz do homem, de seus problemas, de sua origem e de sua destinação. Que somos? Donde viemos? Para onde vamos? - eis as clássicas perguntas que a filosofia tradicional sempre formulou e a filosofia espírita responde com notável clareza.

400

Como podemos explicar aos nossos irmãos e irmãs não-espíritas que somos todos uma grande família?

O Espiritismo nos trouxe a afirmação que todos nós passamos pelos diferentes reinos da Natureza durante o nosso processo evolutivo. O que nos faz entender que somos todos grandes "irmãos em evolução". 

O que não nos deixa dúvida também no campo científico, onde a ciência terrena já nos afirma através de pesquisas genéticas que temos 30 mil genes e a diferença para os ratos é de apenas 300 genes, e em relação aos vermes, apenas 10 mil.