Passa ou Repassa
Responde ou Paga
Passa ou Repassa
Passa ou Repassa
100

1- O governo do município é formado:


a) Executivo e Judiciário

b) Legislativo e Executivo

c)Legislativo, Judiciário e Executivo

b) Legislativo e Executivo

100

Passo a passo da brincadeira: Serra, serra Serrador


As crianças se colocam de frente uma com a outra e se dão  as mãos. Feito isso, elas vão balançando os braços(indo e vindo) e cantam a seguinte: “Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou?”.

Uma das crianças diz um número e as duas crianças, sem soltarem as mãos, um giro completo, ainda de mãos dadas. Elas giram até completar o número que foi escolhido

DESAFIO: O aluno deverá realizar uma brincadeira de acordo com a descrição dada e ao final do giro andar em uma linha reta demarcada pelo professor. Caso não cumpra o desafio o ponto será equipe adversária.

100

O sol aparece todos os dias do mesmo lado, esse lado é o:


a) Sul

b) Norte

c) Leste

d) Oeste

c) Leste

100

Sabemos que uma propriedade do solo por agrotóxicos pode ser cultivada no cultivo agrícola no rural contaminar lagos e espaços rurais. Indique uma alternativa que caracteriza uma água poluída: 



a) água sem cheiro

b) água com bactérias

c) água limpa

b) água com bactérias


200

2- O que determina os limites de um município?


a) território

b) Divisa

a) território

200

MORTO E VIVO

Brincadeira característica da região sul do país

Quando o líder disser: “Morto!”, todos ficarão agachados. Quando o líder disser: “Vivo todos darão um pulinho e de pé. Quem não cumprir com as ordens ou se confundir, é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder. 

DESAFIO: O aluno selecionado deve cumprir os comandos do líder durante o tempo determinado sem errar, caso erre o ponto irá ser dado para uma equipe adversária.

200

Quanto mede um ângulo reto do ponto Norte ao Sul?


a) 180°

b) 90°

c) 80°

d) 45°

a) 180°

200

Quais danos a intervenção humana provocou na natureza durante a construção dos espaços urbanos?


a) Construção de prédios e de pontes

b) Plantio de árvores e preservação das espécies 

c) Eliminação de árvores, desvio de curso de rios, construção exagerada de rodovias e arquedutos.




c) Eliminação de árvores, desvio de curso de rios, construção exagerada de rodovias e arquedutos.

300

3- Quem exerce o poder Executivo Municipal?


a) Deputados

b) Prefeito e Vice-Prefeito

c) Vereadores e Secretários

b) Prefeito e Vice-Prefeito

300

CORRIDA DE TAMPINHAS:

Brincadeira conhecida popularmente na região Centro-oeste do país. Um caminho é desenhado no chão e cada criança fica com uma tampinha. Um de cada vez, os participantes vão dando leves toques na tampinha com a ponta do indicador para faze-la andar sem sair do caminho ou tocar na linha. Quem errar passa a vez a outro. Quando alguém errar, volta a jogar de onde parou na rodada seguinte. 

DESAFIO: O aluno deve caminhar a tampinha até o fim da pista. Caso a tampinha saia das dimensões da pista, o jogador também deve voltar para o início.   

O aluno terá 3 chances para completar o percurso

300

Qual alternativa apresenta corretamente os nomes dos pontos cardeais da Rosa dos Ventos?

a) Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste

b) Leste, Noroeste, Sul e Nordeste

c) Norte, Sul, Leste e Oeste

c) Norte, Sul, Leste e Oeste

400

4- O que é um Município?


R= É a menor unidade do Brasil, ou seja, administrativa que tem autonomia, com governo próprio.

obs: será validada respostas próxima a resposta a cima.

400

Bolinha de gude é uma brincadeira feita com bolinhas de vidro, pedra ou metal. Gude era o dado nome às pedrinhas redondas e lisas retirada dos leitos dos rios. A brincadeira é muito popular no Brasil, principalmente na região norte do país, em vários países de todo o mundo.

As variações e regras do jogo são tão quanto os núcleos das bolinhas. casa é feita ao ar livre em terreno firme. São feitos buracos do tamanho de um punho, com o salto do sapato ou, em outras variantes do jogo, desenhadas como linhas de arremesso.

Há também uma grande variedade de nomes como burca, burquinha, baleba, bila, biloca, bilosca, bolita, boleba, bugalho, bulica, burica, cabiçulinha, carambola, carolo, clica, fubeca, guelas, peca, pilica, pinica, quilica, tílica e ximbra.

DESAFIO: Algumas bolas de gude serão posicionadas dentro da área marcada no chão. O aluno deve retirar 5 bolas de gude no tempo de 1 min.

400

1. A primeira forma de comércio usada pelos grupos de pessoas foi:


a) uma compra de alimentos.

b) o sistema de trocas.

c) a compra de sapatos.

d) o sistema de vendas.

b) o sistema de trocas.

500

5- Como os municípios são divididos?

R= Os municípios são divididos em distritos estes por sua vez, municípios divididos em bairros

500

Brincando com corda: Salada Saladinha


As brincadeiras com corda, se tornaram esporte em 1970, mas, já era praticado pelas crianças Maias há muitos anos! No Brasil a brincadeira com corda pode ser encontrada em várias regiões, mais comumente na região Nordeste do País. 

  1. Duas pessoas seguram a corda na ponta e o batem de forma tradicional.
  2. Quem bate a corda vai repetindo: "Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta... fogo, foguinho." Cada vez que a palavra foguinho for dita, deve-se girar a corda mais rápido várias vezes. O vencedor é quem conseguir pular durante mais tempo sem esbarrar na corda. 

DESAFIO: O aluno deve pula a corda durante 1 min, de acordo com as regras da brincadeira.

O aluno terá 3 chances para completar o desafio.

500

Quantos estados o Brasil possui?


a) 23 estados

b) 25 estados e 1 Distrito Federal

c) 26 estados e 1 Distrito Federal

d) 26 estados

e) 25 estados

c) 26 estados e 1 Distrito Federal