A
B
C
D
E
100

Direcione a sua atenção para o título e o formato do texto. Olhe atentamente qualquer figura, ilustração, título e subtítulo que acompanhe o texto. Tente descobrir, antes de ler o texto, o assunto sugerido. Imagine palavras que provavelmente aparecerão no texto.

PREDICTING

100

É passar os olhos rapidamente pelo texto, procurando “pistas” e/ou informações específicas para a compreensão do texto. Destaque as palavras-chave, e leia a frase em que elas se encontram com mais atenção. Números, ilustrações, imagens gráficas, e símbolos universais são muito utilizados no scanning. Identifique os números, símbolos, ou expressões significativas e pare quando os encontrar.

SCANNING

100

Antes de ler um texto, passe os olhos sobre o texto para ter uma ideia do que trata. As primeiras e últimas orações dos parágrafos são particularmente importantes. Elas normalmente resumem os pontos principais.

SKIMMING

100

São palavras semelhantes em português e inglês. Elas podem frequentemente ajudar você a deduzir o significado de novas palavras. Alguns são chamados de false friends porque, embora as palavras pareçam semelhantes, elas possuem outro significado. O contexto pode ajudar você a identificar o verdadeiro significado das palavras, porém sempre que for necessário, consulte o dicionário para se certificar de que a correspondência entre as palavras está correta.

COGNATES

100

Sempre que você ler um texto, pergunte a você mesmo que tipo de texto é, quem é o autor, a quem ele se dirige e onde você encontraria esse texto. Pense sobre o tema. Como ele se relaciona com você? Tente se identificar com o texto, faça associações.

MAKING PERSONAL CONNECTIONS WITH THE TEXT

200

Quando você encontrar uma palavra desconhecida e não tiver um dicionário, você pode: observar as figuras que ilustram a página; procurar por cognatos; ou procurar pistas no texto: um sinônimo, uma definição ou explicação contida antes ou depois da palavra que você desconhece.

GETTING MEANING FROM CONTEXT

200

Pronomes são usados para dar coesão ao texto e evitar repetições desnecessárias. É importante identificar quais substantivos foram substituídos por pronomes. É fundamental para a compreensão do texto saber a que palavra se refere o pronome. Leia sempre a primeira parte da oração ou a oração anterior para encontrar a palavra ou as palavras que foram substituídas.

UNDERSTANDING PRONOUN REFERENTS

200

Ao ler um texto, é importante distinguir um fato de uma opinião. Um fato é aquilo que é real. Ao escrever textos factuais, os autores usam informações do mundo real para apoiar ou provar os temas de seus textos. Uma opinião é o que a pessoa acredita ser verdadeiro. Autores normalmente usam frases I think, I believe e in my opinion ao declararem suas opiniões.

DISTINGUISHING FACTS FROM OPINIONS

200

A gramática pode ajudar você a descobrir o significado de palavras desconhecidas. Ao encontrá-las, procure identificar a classe gramatical. Saber se uma palavra é um verbo, um substantivo, um adjetivo, ou um advérbio irá facilitar a descoberta do significado dessa palavra.

 USING GRAMMAR TO GUESS WORD MEANING

200

Muitas vezes os textos trazem exemplos para auxiliar a compreensão de uma idéia. Para identificá-los, procure expressões como for example, ou for instance, ou pelas abreviações e.g. ou i.e, a.k.a., such as, namely.

SUPPORTING EXAMPLES

300

Nem sempre o autor explica tudo aos leitores. Por exemplo, às vezes, ele não afirma qual é o tópico ou idéia do texto, nem diz qual é o tempo ou lugar em que a história ou o fato acontece. Muitas vezes, você terá de supor essas informações com base em pistas que o texto oferece bem como no seu conhecimento de mundo.

MAKING INFERENCES

300

It is a word that’s used to give information about a verb, adjective, or another adverb

ADVERB

300

It is a word that describes a noun, giving extra information about it.

ADJECTIVE

300

A word that identifies:

  • a person (woman, boy, doctor, neighbour)
  • a thing (dog, building, tree, country)
  • an idea, quality, or state (truth, danger, birth, happiness).

NOUN (SUBSTANTIVO)

300

A  group of words that makes complete sense, contains a main verb, and begins with a capital letter. They are used:

  • to make statements
  • to ask questions or make requests
  • to give orders
  • to express exclamations

SENTENCE (FRASE)

400

A group of words that contains a verb (and usually other components too). It may form part of a sentence or it may be a complete sentence in itself.

CLAUSE (ORAÇÃO)

400

A small group of words that forms a meaningful unit within a clause. There are several different types (noun, verb, adjective, adverbial and prepositional *)

PHRASES (SINTAGMAS - EXPRESSÕES)

400

It describes what a person or thing does or what happens. They can describe:

an action – run, hit, travel

an event – rain, occur

a situation – be, seem, have

a change – become, grow, develop 

VERB

400

A * (also called a connective) is a word such as and, because, but, for, if, or, and when. They are used to connect phrases, clauses, and sentences. There are two main kinds of *.

Coordinating * (join items that are of equal importance in a sentence) and Subordinating * (connect subordinate clauses to the main clause of a sentence)

CONJUNCTION
400

It is a word such as after, in, to, on, and with. They are usually used in front of nouns or pronouns and they show the relationship between the noun or pronoun and other words in a sentence. They describe, for example:

  • the position of something.
  • the time when something happens.
  • the way in which something is done.


PREPOSITION

500

They are used in place of a noun that is already known or has already been mentioned. This is often done in order to avoid repeating the noun.

PRONOUN

500

A noun phrase functioning as one of the main components of a clause, being the element about which the rest of the clause is predicated.

SUBJECT

500

A noun or noun phrase governed by an active transitive verb or by a preposition.

OBJECT

500

A set of forms taken by a verb to indicate the time (and sometimes also the continuance or completeness) of the action in relation to the time of the utterance.

TENSE
500

having the same linguistic derivation as another; from the same original word or root (e.g., English is, German ist, Latin est, from Indo-European esti)

COGNATE