MODERNISMO
MOV. ARTÍSTICOS
50

São Paulo, capital dos modernistas

No início do século passado, São Paulo era uma cidade emergente, com metade dos habitantes do Rio de Janeiro e boa parte deles de origem estrangeira. Antes mesmo da realização da Semana […], já contava com calendário de exposições e mercado de obras de arte. A revolução iniciada com o evento mudou para sempre o panorama cultural brasileiro.


QUESTÃO: Influenciados pelas ideias da modernidade, artistas paulistas organizaram, em 1922, em São Paulo, a Semana da Arte Moderna. Esse evento apresentou obras de literatura, música, arquitetura, artes plásticas, de diversos artistas diferentes. Examine, um trecho de um texto a respeito do contexto da época.

Segundo o contexto da Semana de Arte Moderna de 1922, pode-se afirmar que

A) Ela serviu como estopim de um movimento que, mesmo se apropriando das estéticas europeias modernas, buscava uma arte legitimamente brasileira.

B) a partir dela os artistas tomaram uma consciência mais aguçada a respeito da reprodução dos novos modelos europeus, prática comum da época.

C) esse momento levou os artistas à busca de uma nova estética, o que os levou a desconsiderar a cultura local brasileira atrasada e afastada da Europa

D) A literatura foi a única capaz de realmente romper barreiras artísticas, visto que outros campos da arte se limitaram às mudanças de vanguarda europeia.

E) como não houve apoio do público convencional, o movimento não alcançou o objetivo de agradar ao gosto da elite paulista para conseguir apoio financeiro.






A) Ela serviu como estopim de um movimento que, mesmo se apropriando das estéticas europeias modernas, buscava uma arte legitimamente brasileira.

50

Duchamp é um dos precursores da arte conceitual e dinâmica da ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de experiência no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp iniciou sua carreira de artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista. Sua carreira como pintor se estende por mais alguns anos, tendo como produto quadros de valor inegáveis para a formação da pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo sido mudado para Nova Iorque e largado para a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para a sua arte. Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: "A noiva despida pelos seus celibatários", mesmo ou "O grande vidro".

Em sua biografia, ele é considerado como o pai do

A) romantismo.

B) impressionismo.

C) expressionismo.

D) dadaísmo.

E) cubismo.






D) dadaísmo.

100

A partir do século XX surgiram vários movimentos artísticos, novas linguagens de expressão e novos artistas. Começou a se questionar outros lugares da arte e os pensamentos ultrapassados a respeito do fazer artístico. Qual é o nome da obra e do artista que iniciou essa provocação?

A) Quem matou Herzog? -Cildo Meirelles. Entregando notas de 1 cruzeiro no centro de São Paulo.

B) A Fonte - Marcel Duchamp. Expondo um mictório no museu de Nova York.

C) Calice – Chico Buarque. Música cantada no Festival da Canção em 1973.

D) La Giocconda - Leonardo da Vinci. Expondo a pintura de uma moça sorridente no Louvre em Paris

E) Auto da Compadecida - Ariano Suassuna. Primeira Comédia Del`Art Brasileira






B) A Fonte - Marcel Duchamp. Expondo um mictório no museu de Nova York.

100

Quanto às características do Expressionismo, analise os itens abaixo e marque a ÚNICA alternativa CORRETA.

A) Enquanto o Impressionismo se preocupava com as sensações de luz, os expressionistas tinham como preocupação e objetivo retratar as emoções e angústias da natureza.

B) O artista não representou apenas o que via, mas também o que ele sentiu em relação ao fato que estava sendo retratado.

C) Para os expressionistas representarem o movimento era sempre o ideal.

D) Para alcançar seus objetivos os expressionistas chegavam a retratar fielmente as figuras.






B) O artista não representou apenas o que via, mas também o que ele sentiu em relação ao fato que estava sendo retratado.

150

São características do Cubismo:

1. Decomposição das figuras em formas _________________________ ; 
2. Representação de uma mesma figura em vários _________________________ ; 
3. Imagens de caráter mais _________________________ do que _________________________ ;

Quais palavras completaram corretamente as lacunas?

A) geométricos; ângulos; racional; emotivo

B) orgânicos; ângulos; racional; emotivo

C) geométricos; temas; racional; emotivo

D) geométricos; ângulos; emotivo; racional

E) orgânicos; ângulos; emotivo; racional






A) geométricas; ângulos; racional; emotivo

150

Analise as proposições abaixo e responda o que se pede.

I. O Expressionismo surgiu na Alemanha e um dos maiores nomes a inspirar os artistas do movimento foi o norueguês Edvard Munch  sua obra mais importante, “O Grito”, representa uma das telas mais emblemáticas do movimento Expressionista, que por sua vez, buscou mostrar e interpretar as angústias que assolavam os indivíduos.

II. O surrealismo representa o inconsciente humano, o universo onírico, que propõe a utilização de imagens extraídas dos sonhos e a utilização de metáforas surreais para que o homem pudesse se libertar da razão e da lógica. Seu principal representante é Salvador Dali.

III. O Dadaísmo apresentava improvisação, desordem, agressividade e valorizava a descrição absoluta; a revolta e indignação contra os ditames da guerra. Os principais representantes desse movimento foram Tristan Tzara e Marcel Duchamp.

IV. O Surrealismo propôs a utilização de imagens extraídas dos sonhos e a utilização de metáforas surreais para que o homem pudesse se aprisionar em seu universo irracional e sem lógica. Seu principal representante é Pablo Picasso.

V. O Expressionismo foi um movimento estético que surgiu no finalzinho do século XIX e por rejeitar as convenções da arte acadêmica da época, suas pinturas captavam sensações de luminosidade e cor das paisagens. A partir do século XX, os expressionistas, uniram-se com os paradigmas estéticos impressionistas e receberam a notória influência de Van Gogh.


Assinale uma alternativa INCORRETA.

A) I, II e III, apenas.

B) III, IV e V, apenas.

C) IV e V, apenas.

D) I e II apenas.

E) I, II, III IV e V.






C) IV e V, apenas.

200

Com base nos conhecimentos sobre Arte Conceitual, consideremos as afirmativas a seguir.

I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes e precedentes para a Arte Conceitual.

II. A Arte Conceitual se preocupava em materializar processos decorrentes de uma ideia e utilizava, muitas vezes, suportes transitórios e reprodutíveis.

III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Conceitual tiveram como principal canal de distribuição de grandes museus e galerias.

QUESTÃO: Os artistas passaram a exigir maior interação e participação do público, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras.

Assine uma alternativa correta.

A) Somente as afirmativas I e II são corretas.

B) Somente as afirmativas I e III são corretas.

C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.






D) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

200

As vanguardas buscaram, como um de seus objetivos, rompendo com o padrão proposto pela arte acadêmica. Considerando tal proposta, a proposta do Cubismo era

A) a livre associação de ideias, de forma a manifestar a arte com base nos impulsos do subconsciente e do inconsciente.

B) o questionamento do conceito de arte a partir da perda de sentido, da falta de lógica e da ruptura com a racionalidade.

C) a representação do avanço tecnológico, de forma a exaltar o desenvolvimento e os grandes feitos do ser humano naquele período.

D) a expressão dos sentimentos e da subjetividade do artista, bem como a repercussão de identificação ou desprezo, através das emoções, no observador.

E) uma mudança de perspectiva, propondo que uma obra de arte fosse composta a partir da fragmentação da imagem representada.






E) uma mudança de perspectiva, propondo que uma obra de arte fosse composta a partir da fragmentação da imagem representada.