Cite as 3 etapas da respiração celular, seus locais de ocorrência e a quantidade de ATP produzida em cada uma delas
1: Glicólise: ocorre no citoplasma da célula e produz 2 ATP
2: Ciclo de Krebs: ocorre na matriz mitocondrial e produz 2 ATP
3: Cadeia Respiratório: ocorre nas cristas mitocondrials (nos citocromos) e produz 34 ATPDiferencie os 3 tipos de células-tronco em nível de especialização e período de vida em que estão presente.
Totipotentes: não sofreu nenhuma especialização, logo pode se diferenciar em qualquer tipo de célula. Está presente nos primeiros dias após a fecundação, na mórula
Pluripotentes: passou por uma discreta especialização, podendo ser parte ou do embrioblasto (gera todas as células do seu corpor) ou do trofoblasto (gera os anexos embrionários). Estão presente no estágio de desenvolvimento chamado de "blastocisto"
Multipotentes: são as mais especializadas, podendo se diferenciar em apenas alguns tipos celulares. Estão presentes em tecidos não-embrionários.Num experimento, a professora Roberta utilizou duas plantas. Uma ela colocou numa sala com uma lampâda de luz monocromática e vermelha e a outra ela colocou numa sala cuja única fonte de luz era monocromática e verde. Após 3 semanas, qual planta havia crescido mais?
A planta na sala de luz vermelha cresceu mais, pois os comprimentos de onda mais absorvidos pela clorofila são o vermelho e o azul.
A meiose acontece para que haja a formação dos gametas, originando 4 células-filhas. Todas possuem metade da quantidade de material génetico da célula-mãe, porém não são iguais entre si.
Já a mitose tem como objetivo produzir duas células-filhas que são geneticamente idênticas à célula-mãe
Veja a imagem no google docs e identifique os 3 tipos de coisas flutuantes e suas funções.
Parabéns!
Função do NAD e do FAD na respiração celular.
Carregar os íons H+ para a etapa final da respiração celular
Existem diferentes glândulas no organismo. Algumas são responsáveis por lançar secreções para fora do corpo, como é o caso das glândulas sudoríparas, e outras lançam sua secreção diretamente no sangue, como é o caso da tireoide. Apesar das diferenças, todas são formadas a partir de um mesmo tecido. Qual é esse tecido?
Tecido epitelial.
Cite as etapas da fotossíntese, seus locais de ocorrência e seus respectivos produtos.
Fase Clara: ocorre nos tilacóides e produz ATP e NADPH.H+
Fase Escura: ocorre no estroma (espaço entre os conjuntos de tilácoides: "granum") e produz a glicose
"O número de cromossomos das células-filhas geradas pela meiose I será, durante toda a vida delas, sempre metade do número de cromossomos da célula-mãe"
Caracterize a afirmativa acima como certa ou errada, justificando-se.
Não, durante a anáfase II (separação das cromátides irmãs), o número de cromossomos, antes metade do da célula original, dobra.
Qual a importância do leite para um fisiculturista?
O leite é um alimento rico em cálcio, substância necessário para a contração e relaxamento dos músculos.
Por que, tanto para a produção de pães e de bebidas alcoólicas, é necessário não só adicionar o fermento como também manter um ambiente anaeróbio?
O fermento utilizado, a levedura, é um fungo unicelular anaeróbio facultativo; portanto é apenas na ausência de O₂ que eles realizarão a fermentação alcoólica e liberarão o produto desejado pelos seres humanos, seja ele o CO₂ ou o álcool.
Cite 3 tipos de tecido conjuntivo e a função de cada um deles
Adiposo: armazenar gordura, isolamento de todos os tipos e produzir certos hôrmonios
Cartilaginoso: sustentação e redução do atrito entre os ossos.
Sanguíneo: transportar substâncias e defender o corpo de invasores.
TCPD: preencher o espaço entre orgãos, suportar e nutrir tecido epiteliais e, por serem resistentes a tração, formam tendões e ligamentos.
Ósseo: sustentar o corpo, proteger órgaos internos e servir de apoio para a musculatura.
Diferencie a função do NADH.H+ na respiração celular e do NADPH.H+ na fotossíntese.
Na respiração celular, o NAD carrega íons de H+ para usar sua energia na produção de ATP. Já o NADP leva os íons H+ para o Ciclo de Calvin (fase escura), onde serão usados para formar a Glicose.
Justifique o fato das células reprodutivas realizarem a meiose e das células somáticas realizarem a mitose
Para formar um embrião, é necessário a junção de dois gametas, logo, para que a quantidade de DNA se mantenha estável, cada gameta precisa possuir apenas metade do material genético. Já nas células somáticas, é necessário que as células-filhas possam realizar as mesmas tarefas da célula-mãe, assim é preciso que estas sejam idênticas.
Diferencie a resposta primária da secundária e relacione esses conceitos com as vacinas.
Na primeira infeclçao, a produção de anticorpos é mais lenta, a chamada resposta primária. No entanto, ao mesmo tempo, adquirimos células de memória e ficamos imunizados; portanto, num possível segundo contato, a resposta secundária é mais rapida.
Não, pois a câimbra que o jogador teve ocorreu devido a presença de ácido lático em suas células musculares, um produto da fermentação lática. Ao realizar atividades físicas intensas, nossas células musculares realizam essa fermentação para suprir a necessidade energética que a respiração celular não está conseguindo suprir sozinha.
Após uma festa, dois amigos estavam voltando para casa dirigindo bebâdos, até que seus carros colidiram. Devido à força do airbag, um deles quebrou a clavícula, enquanto o outro apenas danificou a cartilagem entre esse osso e o ombro. Qual deles terá a recuperação mais rápida?
O primeiro, pois os ossos são altamente vascularizados e estão em constante renovação, devido aos osteoblastos e aos osteoclastos, responsáveis pela produção e degradação de componentes da matriz óssea, respectivamente. Já o tecido cartilaginoso é avascularizado, recebendo nutrientes por um TCPD que o envolve, chamado pericôndrio.
Em outro experimento, a professora Roberta compra uma planta e coloca-a em sua varanda. Ela sabe que, quando a luz solar estiver em sua intensidade máxima, a planta estará em seu ponto de compensação fótica. Sabendo que ela não fornecerá outras fontes de luz à planta, como ela estará depois de 2 meses.
A planta estará morta, pois, por não ter ultrapassado o ponto de compensação fótica, ela não conseguirá criar reservas de glicose para sobreviver durante a noite.
Além da diferença na ploidia, por que as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe, na meiose? E qual a vantagem disso?
Por causa do fenômeno do crossing-over (ou permutação), que ocorre na prófase I, em que cromossomos homólogos trocam de genes referentes as mesmas características.
Na série "House", o personagem principal, o House, está em constante dor e tem sua locomoção prejudicada devido à necrose de células musculares em sua coxa. Considerando a importância dessas células para o organismo, por que as células restantes não realizam mitose e regeneram o músculo? Qual outro tecido é incapaz de se regenerar?
Devido a alta especialização das células musculares, elas são incapazes de realizar a divisão celular. Isso também ocorre com os neurônios
Explique a necessidade do O₂ na respiração celular e aborde as consequências de sua ausência dentro da célula
O O₂ é o aceptor dos íons H+ e dos elétrons liberados pelos NADH.H+ e FADH.H+ na cadeia respiratória; portanto, em sua ausência, essas moléculas não poderam voltar as etapas prévias da respiração celular, acarretando a morte celular devido a falta de ATP.
Diferencie os tecidos conjuntivos e epiteliais em finalidade e forma.
O tecido epitelial é formado por células unidas entre si por firmes junções, com pouco substância intercelular e avascularizado. Ele pode tanto revestir o organismo e os orgãos com a função de proteger do meio externo e absorver nutrientes e substâncias quanto formar glândulas para secretar substâncias. O tecido conjuntivo apresenta células afastadas uma das outras e enorme quantidade de substância intercelular. Tem várias funções dependendo de seu tipo e local, geralmente conecta, dá suporte e/ou transporta diversas substâncias.
Explique a necessidade do H₂O na fotossíntese e para o ecossistema.
Ao absorver luz, os elétrons da clorofila a ficam excitados e são conduzidos por uma cadeia transportadora para produzir ATP. Para que esses elétrons sejam repostos, ocorre a fotólise (quebra por meio de energia luminosa) da água, liberando életrons que irão para a clorofila a e O₂, substância fundamental para a vida na terra como conhecemos.
"A interfase, fase que ocorre sempre antes da divisão celular, é caracterizado por uma baixa atividade intracelular."
Corrija a afirmativa
A interfase ocorre tanto antes quanto depois da citocinese (afinal, estamos falando de um ciclo celular) e é durante essa fase que ocorrem as maiores mudanças metabólicas na célula, envolvendo síntese de DNA, RNA e proteínas.
sistema nervoso possui três componentes básicos, encéfalo, medula e nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os outros dois componentes estruturais dos neurônios são:
Corpo celular e dendritos.