Contexto Histórico
Antecedentes
Revolução em si
Personagens principais
Pós Revolução
100
– A guerra atual é por parte de ambos os grupos potencias beligerantes, uma guerra (...) conduzida pelos capitalistas pela partilha das vantagens que provêm domínio sobre o mundo, pelos mercadores de capital financeiro (bancário), pela submissão dos povos fracos etc. Resolução sobre a Guerra, publicada no jornal Pravda, em abril de 1917. O texto oferece uma interpretação característica dos bolcheviques sobre a:
a) Guerra Russo-Japonesa b) Guerra da Coréia c) Guerra da Criméia d) Primeira Guerra Mundial e) Primeira Guerra Balcânica
100
Antes da Revolução, qual era a capital da Rússia?
a) Praga; b) Moscou; c) Kiev d) Estocolmo; e) São Petersburgo;
100
Considere o fragmento a seguir: "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à:
a) Derrota dos franceses no Vietnã em 1954 b) Descolonização Afro-Asiática em 1945 c) Rebelião Boxer na China em 1900 d) Segunda Guerra Mundial em 1939 e) Revolução Russa em 1917
100
Quem foram os Bolcheviques?
A) Bailarinos do Ballet Bolshoi; B) Partido minoritário da revolução; C) Grupo minoritário do Partido Social Democrata; D) Grupo majoritário radical do Partido Social Democrata; E) Burgueses que apoiavam a Revolução;
100
O “Manifesto Comunista”, 150 anos depois da 1ª edição, guarda um caráter de atualidade porque:
a) A burguesia ainda é uma classe revolucionária. b) A exploração das massas proletárias continua em andamento. c) O capitalismo chegou à fase final das suas contradições. d) Os direitos civis dos proletários estão completamente assegurados. e) A união proletária se concretiza em escala mundial.
200
Conjunto de ideias que criticava a exploração capitalista e defendia a construção do socialismo:
a) Ditadura b) Marxismo c) Czarismo d) Absolutismo e) Mencheviques
200
Acerca da Revolução de 1917, quase todas as nacionalidades da Rússia enxergaram na queda do czarismo e, depois na do governo provisório a oportunidade para recuperarem sua liberdade. Assinale a alternativa incorreta:
a) A tese da revolução mundial promoveu uma revisão pelos bolcheviques do princípio da autodeterminação dos povos. b) Lênin, enquanto líder expressivo da Revolução Russa, sempre se manifestou contra o princípio da autodeterminação dos povos c) O direito à autodeterminação dos povos, embora proclamado pelos revolucionários de 17, nunca foi efetivamente praticado. d) O fracasso na resolução do problema das nacionalidades pelos governos comunistas ficou evidente no momento da fragmentação da antiga URSS.
200
A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
a) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução. b) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa. c) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo. d) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.
200
(FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a) Stálin em agosto de 1929. b) Lênin, em outubro de 1917. c) Trotsky, em abril de 1924. d) Kerensky, em fevereiro de 1917. e) Kornilov, em setembro de 1921.
200
A Rússia, no século XX, passou por transformações políticas, sociais e econômicas devido à Revolução de 1917. Assinale a alternativa correta:
a) A URSS foi formada pela União da Rússia Socialista, da Rússia Czarista e das províncias do Leste Europeu b) O movimento foi influenciado por ideias de filósofos como Voltaire e Montesquieu c) A primeira fase da Revolução provocou a ascensão e o fortalecimento do czar Nicolau I d) A Revolução provocou a queda do Antigo Regime, fazendo prevalecer a nova ordem socialista
300
No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques:
a) Uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques. b) Defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições. c) Defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado. d) Formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares. e) Alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proibindo toda oposição ao Regime Socialista.
300
Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
a) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria. b) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade. c) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza. d) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.
300
(UFV) De maneira surpreendente para os intelectuais de esquerda europeus, de inicios do século XX, e de forma contraria a todas as previsões de Marx e Engels, a primeira revolução socialista de sucesso na Europa aconteceu na Rússia. Sobre a Revolução Russa de 1917, é incorreto afirmar que:
a) Resultou da ativa mobilização do proletariado das grandes cidades da Rússia, que havia sido preparado para a revolução pelos bolcheviques. b) Promoveu a estatização das fábricas, que passaram a ser controladas pelos operários, e a eliminação da grande propriedade rural. c) Foi fruto, em parte da incapacidade do regime czarista de enfrentaras condições da guerra moderna, o que provocou seu colapso administrativo e militar. d) Provocou uma onda de rebeliões camponesas, lideradas pelos mencheviques, os quais, com a ajuda do exército cossaco, instauraram a propriedade coletiva da terra.
300
FGV-SP Leia o seguinte texto “É ingênuo esperar a maioria “formal” dos bolcheviques; nenhuma revolução espera isso. [...] Precisamente as ruinosas vacilações da “Conferência Democrática” devem esgotar e esgotarão a paciência dos operários de Petrogrado e Moscou! A história não nos perdoará se não tomarmos agora o poder. Diga quem o escreveu:
a) Lênin; b) Yeltsin; c) Trotsky d) Rosa de Luxemburgo e) Kerensky
300
Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.
a) Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população. b) Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha. c) Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos. d) Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.
400
“Há oitenta anos a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.” Do texto, depreende-se que a Rússia
a) Manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado. b) Recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa. c) Conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas. d) Passou de força política a força militar e desta, a força econômica. e) Conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.
400
A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
a) Os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado. b) Os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro. c) Foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos. d) Foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho. e) O Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.
400
Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
a) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra; b) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório; c) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos; d) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária.
400
“Todo poder aos sovietes”. Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique. Quem eram os Sovietes?
a) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. b) Assembleia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada. c) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses. d) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.
400
Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
a) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista). b) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista). c) Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas. e) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.
500
A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:
a) A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris. b) A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente. c) A Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx - Frederico Engels. d) Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a ideia da "Revolução Permanente", de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo. e) A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.
500
Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
a) A grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos. b) A industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental. c) Apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista. d) O proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização. e) Após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.
500
(Ufes) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Qual a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.
a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório; b) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário; c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP); d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada; e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
500
(ITA) Quando Nicolau II se viu acuado pelas manifestações populares que estavam ocorrendo na Rússia no início do século XX, sentiu a necessidade de tomar providencias para assegurar a sua soberania política, umas das medidas foi criar a Duma. E o que era a Duma?
a) Fortalecimento do Exército Vermelho; b) Série de medidas para restringir ainda mais a liberdade da população; c) Assembleia legislativa criada com o intuito de dar mais abertura política d) Parlamento que organizaria a política através de assembleias e comitês; e) Planalto governado pelo Partido Comunista e Sovietes;
500
(Uerj) Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stalin pertence ao povo inteiro. Stalin é nosso guia, nosso sol. Morte a todos os restos do bando fascista. Sokorine, militante do Partido Comunista da URSS, 1936. O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por este regime tanto dentro como fora da União Soviética. O apoio político dado a Stalin dentro da URSS também é explicado pela:
a) Eclosão da segunda revolução russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trotski b) Manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa c) Entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego d) Introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa